A Toyota confirmou nesta manhã (17) que o Novo Corolla chega ao mercado brasileiro no último trimestre de 2019 e contará com uma versão híbrida bicombustível. Será o primeiro carro fabricado no Brasil a combinar motores a combustão e elétrico e o primeiro veículo no mundo com propulsão híbrida flex. A 12ª geração do sedã também estreia por aqui a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) na qual, no exterior, já são fabricados o Prius, o SUV compacto C-HR e o Camry.

Para produzir o Toyota Corolla Hybrid e futuros modelos da marca, a fábrica de Indaiatuba (SP) está passando por um processo de modernização com investimento de R$ 1 bilhão, anunciado em setembro de 2018. A unidade produz o sedã médio há 20 anos. A fabricante afirma que o sedã, com a motorização inédita, será o automóvel movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo.

Até chegar ao primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes desde meados de 2015. Em março de 2018, anunciou que estava executando testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil, construído sobre a plataforma de um modelo Prius, para colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol. Pouco antes, em novembro de 2017, a Revista CARRO flagrou o SUV C-HR e um Prius, ambos produzidos sobre a plataforma TNGA, sendo testados em dupla.

Estudos da fabricante apontaram que o híbrido flex, quando abastecido 100% com etanol, possui um dos mais altos potenciais de abatimento da emissão de CO2. Isso ocorre ao longo do ciclo de vida do etanol, desde que o biocombustível é extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do motor.

O anúncio oficial foi feito em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes o Governador de São Paulo, João Dória Jr., e o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.

Share This