Fiat Uno Sporting Dualogic

Dúvida do leitor Fabrício Penteado, de Londrina, PR: Procuro um carro 0 km e tenho até R$ 38.000 para investir. Quero um completo, mas também me preocupo com o design e desempenho. Nesta linha, me interessei pelo novo Uno. Achei a versão Sporting bacana e o câmbio automático me chamou a atenção. Só não sei como ele anda. É uma boa?

Sugestão do leitor: Fiat Uno Sporting Dualogic
Ano: 0 km
Preço: R$ 39.630
Avaliação: A versão esportiva do Uno chama a atenção pelas rodas aro 15 estilizadas, faróis com máscara negra e retrovisores com capa escura. O câmbio dualogic plus atenua os soluços nas trocas de marchas e é bastante cômodo para a vida urbana. Mas se o fator desempenho é relevante, o motor 1.4 de 88 cv deixa a desejar. Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, o Uno demora longos 14s27 para cumpri-la. 
Pontos positivos: O acabamento foi aprimorado e o carro vem com boa lista de itens de série. O câmbio dualogic é opcional, mas dá conforto ao condutor.
Pontos negativos: Desempenho. Apesar do apelo esportivo, o Uno não transmite empolgação. Acústica interna também poderia ser melhor.
Destaque: O consumo é apenas razoável. Na cidade, faz média de 7,7 com etanol.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.368 cm³; Potência 88 cv a 5.750 rpm; Torque 12,5 mkgf a 3.500 rpm; Câmbio automatizado, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas 3,81 m (comp.) / 1,67 m (larg.) / 1,48 m (alt.) / 2,37 m (e-e.); Peso 1.023 kg

Nissan March SR

Sugestão CARRO ONLINE: Nissan March SR
Ano: 2014
Preço: R$ 36.840 (Fonte: Fipe)
Avaliação: O March SR tem a mesma missão do Uno Sporting ao se caracterizar de esportivo por fora (neste caso, com direito a aerofólio e saias), para conquistar seu público. O Nissan, contudo, inclui ar-condicionado de série, embora não tenha central multimídia e disponha de acabamento mais simplório. Sob o capô, o motor 1.6 com 111 cv de potência faz a diferença e confere um desempenho muito ágil e divertido ao hatch.
Pontos positivos: Desempenho do motor empolga na cidade e proporciona mais confoto nas estradas. Ar-condicionado e trio elétrico vêm de série.
Pontos negativos: Acabamento interno é sóbrio e transmite menos qualidade. Engates do câmbio manual são um pouco imprecisos e ruidosos.
Destaque: Os custos de revisão e manutenção são um pouco mais em conta do que os do Fiat.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.598 cm³; Potência 111 cv a 5.600 rpm; Torque 15,1 mkgf a 4.000 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas 3,78 m (comp.) / 1,66 m (larg.) / 1,52 m (alt.) / 2,45 m (e-e.); Peso 982 kg

Fiat Punto Essence

Sugestão CARRO ONLINE: Fiat Punto Essence
Ano: 2012
Preço: R$ 32.815
Avaliação: Subino dois degraus nas categorias, o Punto aparece como uma opção mais genuína para quem é apegado ao estilo esportivo. O motor 1.6 de 117 cv cai muito bem ao hatch, que também tem um comportamento dinâmico elogiável. A cabine evidencia um cuidado maior com relação ao acabamento. O problema neste caso são os custos com manutenção e, principalmente, com seguro, que fatalmente saem mais caros.
Pontos positivos: Ele vem com lista generosa de itens de série. Dirigibilidade, ergonomia e posição de dirigr são os grandes triunfos do modelo. 
Pontos negativos: Apesar do porte maior em relação aos outros dois modelos, o espaço interno é limitado atrás. Três adultos ali viajam apertados. 
Destaque: Embora seja mais pesado, o consumo com etanol é parecido com o do Uno Sporting.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.598 cm³; Potência 117 cv a 5.500 rpm; Torque 16,8 mkgf a 4.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas 4,06 m (comp.) / 1,68 m (larg.) / 1,49 m (alt.) / 2,51 m (e-e.); Peso 1.210 kg

Ford Focus GLX

Sugestão CARRO ONLINE: Ford Focus GLX
Ano: 2011
Preço: R$ 35.836
Avaliação: O interessado no Focus 2011 deve se preocupar com a manutenção. As ofertas com quilometragem ao redor de 45.000 km exigem mais atenção com fluidos do radiador e do freio, pastilhas de freio dianteira, velas de ignição e, dependendo da procedência, com os pneus e a embreagem também. Como produto, o Focus oferece bom espaço interno, e o motor 1.6 tem bom desempenho. Mas peca na economia de combustível.
Pontos positivos: Conforto no habitáculo, dirigibilidade equilibrada e desempenho do motor são os destaques do Ford Focus, que conta com um bom espaço interno atrás.
Pontos negativos: Os custos com manutenção deverão pesar mais no bolso, assim como as paradas no posto também afetarão as finanças. 
Destaque: Na cidade, abastecido com etanol, o Focus 1.6 faz média de apenas 6,8 km/l.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, gasolina; Cilindrada 1.596 cm³; Potência 115 cv a 5.500 rpm; Torque 16,3 mkgf 4.250 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas 4,33 m (comp.) / 1,84 m (larg.) / 1,49 m (alt.) / 2,64 m (e-e.); Peso 1.290 kg

Entre o desempnho e o conforto para o dia a dia

As duas primeiras alternativas apresentam um chamariz diferente. Enquanto o Fiat Uno Sporting aposta no seu design, entregando mais comodidade do que emoção, o Nissan March SR faz o contrário, sendo verdadeiramente divertido ao guiar. Os custos de pós-venda são competitivos entre ambos, cabendo, assim, identificar o que é mais importante para o consumidor: mais espaço no banco traseiro e no porta-malas (além do alívio ao pé esquerdo) ou menos quatro segundos para atingir os 100 km/h? O Fiat Punto, por sua vez, é uma aposta mais arriscada pelos elevados custos de manutenção. Já o Ford Focus está mais defasado no mercado, o que pode dificultar a revenda no futuro. No pesar da balança, opte pelo March. 

CARRO ONLINE RECOMENDA:

1º – Nissan March SR 2014
2º – Fiat Uno Sporting Dualogic 0 km
3º – Fiat Punto Essence 2012
4º – Ford Focus GLX 2011

A seção “O que comprar com…” é publicada mensalmente na revista CARRO, na parte dedicado ao mercado. Você pode nos enviar suas dúvidas para nós pelo e-mail carro@motorpressbrasil.com.br. Se sua história for escolhida, ela será publicada na revista e você ganhará três meses de assinatura da CARRO

Share This