Novo Peugeot 308 2022

Hatch médio estreia logotipo atualizado da marca e chega à Europa no 2º semestre com motorização híbrida plug-in

 

A terceira geração do Peugeot 308 foi apresentada na Europa. Com visual ousado, novo logotipo da marca e versões eletrificadas, o hatch médio será lançado no segundo semestre deste ano.

Feito na mesma plataforma EMP2 do antecessor, o novo 308 cresceu 114 mm no comprimento (4.367 mm ao todo), 48 mm na largura (1.852 mm) e 55 mm na distância entre eixos (2.675 mm), enquanto a altura foi reduzida em 20 mm (1.441 mm). O porta-malas possui 412 litros nas versões à combustão – com motorização híbrida, a capacidade cai para 361 litros.

O Peugeot 308 2022 é o primeiro modelo a receber o novo logotipo “vintage” da marca, que aparece não só na nova grade, tampa traseira e nas rodas, mas também nos para-lamas dianteiros. Somados ao do volante, são 9 logotipos ao todo. Na dianteira, os faróis ficaram mais afilados e possuem prolongamento das luzes diurnas em direção ao para-choque, como no 208. A grade traz dezenas de pontos cromados, que são conectados aos faróis.

De perfil, o novo modelo remete ao antecessor, mas traz novos vincos nas portas, menor área envidraçada e rodas de liga leve de até 18”. Na traseira, as lanternas são interligadas por uma barra escurecida e têm lente translúcida escurecida. Junto às luzes de neblina e de ré, a placa de identificação passa a ser alojada no novo para-choque.

Do lado de dentro, o novo Peugeot 308 2022 é inspirado pelo novo 208 e pelo sedã 508, com quadro de instrumentos digital de 10” e efeito 3D, volante de dois raios, botões estilo aviação e saídas de ventilação horizontais. A nova central multimídia i-Connect possui tela de 10”, é compatível com espelhamento sem fio e traz botões digitais personalizáveis logo abaixo dela, para controle rápido de funções do ar-condicionado e som, entre outras.

O console central abriga o novo botão de seleção das posições do câmbio, em arranjo semelhante ao do rival Volkswagen Golf de 8ª geração. Há ainda porta-copos com tampa retrátil, carregador de celular por indução, duas entradas do tipo USB-C e porta-objetos sob o apoio de braço com 34 litros.

O 308 também terá novos recursos de assistência à condução, com controle de cruzeiro adaptativo atualizado com função stop & go, redução de velocidade em curvas recomendação de velocidade de acordo com a sinalização da via e mudança semiautônoma de faixa para ultrapassagens. Entre 70 km/h e 180 km/h, o 308 sugere ao motorista a ultrapassagem e, se autorizado, é capaz de realizar a manobra e retornar à faixa de rodagem original.

O hatch traz ainda alerta de tráfego cruzado traseiro, câmeras 360°, farol alto automático, monitor de pontos cegos, assistente de chamada de emergência e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.

Motorização híbrida do Peugeot 308

Na mecânica, o Peugeot 308 2022 traz duas opções de motorização híbrida. Ambas combinam o motor 1.6 Puretech turbo (com ajustes de 152 cv ou 182 cv) a um motor elétrico de 111 cv e 32,6 kgfm. Na de entrada, a potência combinada é de 182 cv, enquanto a mais potente chega a 228 cv. Ambas são do híbridas do tipo plug-in, têm tração somente dianteira e câmbio automático de 8 marchas. Com baterias de íons de lítios de 12,4 kWh, a autonomia no modo 100% elétrico chega a 60 km em ambas.

O hatch médio terá ainda opções de motor 1.2 Puretech turbo (111 cv e 132 cv) e 1.5 HDi diesel de 132 cv, com opções de câmbio manual de seis marchas ou caixa automática de oito marchas.

Fotos: Divulgação

Share This