Jeep Compass europeu 4xe Trailhawk

Jeep Compass renovado é apresentado na Europa com novo visual, mais equipamentos e tecnologias de automação nível 2

 

Um dia depois dos anúncios de novidades para o mercado brasileiro, a Jeep revela na Europa o novo Compass, que recebe visual atualizado sem perder as linhas características da marca, além de novas tecnologias. Por lá, o SUV é comercializado nas configurações Sport, Longitude, Limited, S e Trailhawk. Além disso, a fabricante revela que um em cada quatro Compass vendidos no Velho Continente são da versão eletrificada 4xe – gama que está prevista para chegar por aqui em breve.

Por fora, o design ficou muito similar ao novo Compass a ser oferecido no Brasil, com faróis full LED, grade (mantendo as sete barras tradicionais, claro) e para-choque redesenhados na dianteira. A luzes diurnas (DRL) também foram reposicionadas. A rodas podem ser de 17″, 18″ ou 19″, dependendo da configuração.

interior Jeep Compass europeu 4xe S

Já o interior também recebeu mudanças, segundo a Jeep, para criar um ambiente mais “moderno e sofisticado”. Entre as alterações estão novos desenhos e novos materiais, do quadro de instrumentos ao console central e painel das portas. O console central, por exemplo, agora está em uma posição mais elevada, oferecendo até 5 litros de capacidade de armazenamento no compartimento abaixo do apoio de braço. Ao todo, as novas soluções aumentaram a capacidade de armazenamento dentro da cabine em 4,4 litros. Por fim, destaque para o novo quadro de instrumentos digital com tela HD de 10,25 polegadas customizável.

interior Jeep Compass europeu 4xe S

Além disso, o novo Compass europeu pode ser equipado com três variantes da central multimídia Uconnect: com tela de 8,4″, a novidade com 10,1″ Ultra HD e a opção 10,1″ NAV. A tela sempre é sensível ao toque e permite personalização na exibição para múltiplos usuários. Outra inovação é a conectividade com o sistema Amazon Alexa, que também já foi anunciada para os modelos no mercado brasileiro, com internet 4G nativa no veículo.

Autônomo nível 2

O novo Compass é o primeiro modelo da Jeep na Europa a oferecer tecnologias de automação nível 2, incluindo reconhecimento de placas e sinais de trânsito, asssitente de velocidade (mantém o veículo dentro do limite da via), alerta de fadiga do motorista, frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas e câmera 360º. Além disso, a partir do segundo semestre deste ano, terá ainda controle de cruzeiro adaptativo com detecção de mudança de faixa.

Motorizações

A gama de motores terá ao todo cinco opções, incluindo diesel, gasolina e híbrido plug-in, além de três variantes de câmbio (manual de seis marchas, automatizado de dupla embreagem e automático de seis marchas). Completa a linha versões com tração dianteira e tração nas quatro rodas. Entre as opções de motor a gasolina está o GSE 1.3 turbo de quatro cilindros que rende 130 cv ou 150 cv, acoplado à transmissão manual ou à dupla embreagem, respectivamente.

Há ainda o 1.6 de 130 cv a diesel e a versão híbrida plug-in 4xe que entrega 190 cv (Longitude e Limited) ou 240 cv (Trailhawk e S) ao aliar o motor 1.3 a combustão com um motor elétrico no eixo traseiro, com tração integral. O Compass 4xe acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 130 km/h no modo totalmente elétrico ou de 200 km/h no modo híbrido.

 

Fotos: Divulgação

Share This