Protótipo novo Audi RS 3 2022

Esportivo manterá motor 2.5 turbo de cinco cilindros e opção de carrocerias hatch ou sedã

 

 

 

A Audi revelou as primeiras informações técnicas e imagens de protótipos da nova geração do esportivo RS 3, que manterá as carrocerias hatch e sedã. O modelo irá estrear no segundo semestre com uma evolução do sistema de tração integral quattro, com novo “modo drift”.

As imagens dos protótipos camuflados permitem ver o para-choque dianteiro exclusivo, com maiores entradas de ar, além da grade ampliada, faróis recortados da nova geração do A3 e saída oval dupla de escapamento na traseira. Os RS 3 traziam na camuflagem os números 1-2-4-5-3, o que indica a ordem de ignição dos cinco cilindros do motor 2.5 turbo. O conjunto deverá receber aprimoramentos para entregar ainda mais potência que os 400 cv do antigo RS 3.

Apesar de manter o 2.5 de cinco cilindros, o Audi RS 3 2022 terá importante evolução na dinâmica com um novo recurso atrelado ao sistema de tração integral quattro. Trata-se do sistema “RS Torque Splitter”, que pode distribuir o torque no eixo traseiro de maneira totalmente variável entre as duas rodas – é o primeiro modelo da marca a trazer o item. De acordo com a Audi, o recurso tende a reduzir a tendência ao sub-esterço (saída de frente), permitindo saída de curvas mais ágeis em altas velocidades.

O sistema aumenta o torque enviado para a roda traseira externa à curva. Em tomadas à esquerda, por exemplo, o RS Torque Splitter transmite mais força à roda traseira direita (e vice-versa). Já em linha reta, o sistema divide o torque igualmente entre as duas rodas traseiras.

O novo Audi RS 3 2022 terá ainda o modo drift, chamado de “RS Rear Mode”, que pode enviar 100% da força do motor para apenas uma das rodas traseiras, permitindo manobras de lado em curvas. O sistema tem capacidade de suportar até 178,5 kgfm de torque, muito mais do que é gerado pelo motor 2.5 turbo. Outra novidade do esportivo da Audi será a adoção (como opcionais) de pneus do tipo semi-slick fornecidos pela Pirelli (P Zero Trofeo R).

Fotos: Divulgação

Share This