JAC iEV40A JAC apresentou hoje sua nova linha de veículos elétricos, composta ao todo por cinco modelos. São eles: o iEV20 (R$ 119.900), o iEV40 (R$ 153.900), o iEV60 (R$ 198.900), a picape elétrica iEV 330P (R$ 229.900) e o caminhão iEV1200T (R$ 259.900). Baseado no SUV T40, o iEV40 já pode ser encomendado no Brasil há alguns meses, com entrega imediata. Todos os demais também já podem ser reservados, sendo que o iEV20 começa a ser entregue em janeiro de 2020, o iEV60 em julho e a picape em abril. Já o caminhão começa a ser entregue em novembro deste ano.

Primeiro, o nome iEV vem da sigla em inglês para “Inteligent Electric Vehicle”, ou, em português, Veículo Elétrico Inteligente. O menor modelo, o iEV20, possui uma bateria de 43 kWh, com três modos de condução: Low, Eco e Sport. O primeiro limita a velocidade máxima a 63 km/h e faz com que o sistema de freio regenerativo atue mais intensamente, com autonomia de 400 km com o ar-condicionado desligado. Já no modo Eco não há limitação de velocidade e o sistema de freio regenerativo continua atuando fortemente, com autonomia de 320 km também com o ar-condicionado desligado. Por fim, o modo Sport também não limita a velocidade, com aceleração mais forte e atuação do sistema de freio regenerativo mais branda, oferecendo autonomia de 300 km.

No JAC iEV40, a bateria é de 40 kWh, com autonomia média de 300 km. Em ambos, o motor elétrico entrega 115 cv de potência e torque máximo de 27,5 kgfm. Segundo a fabricante, todos os seus carros elétricos virão com um carregador portátil no porta-malas para uso em uma tomada 220V residencial comum de 20 amperes, o que permite uma carga completa da bateria, em média, em 14 horas. Quem optar pelo sistema de carregamento rápido via Wall Box consegue uma recarga completa em cerca de seis horas. Para obter uma carga de 20% a 80%, são necessárias três horas. A JAC informa, ainda, que a bateria é projetada para cumprir 2.500 ciclos de carga, ou seja, cerca de 750 mil quilômetros.

A outra novidade é a picape média, que inicialmente esperava-se fosse movida a diesel. Na verdade, ela também chega 100% elétrica, batizada de iEV 330P. Medindo 5,61 metros de comprimento e 1,83 m de caçamba, terá autonomia de 320 km, com capacidade de carga de 67 kWh.

O iEV60 é um SUV de porte médio, similar ao Jeep Compass, versão elétrica do novo T60, ainda a ser lançado por aqui. Ele já está em pré-venda e as primeiras unidades serão entregues em julho de 2020. Quanto ao caminhão iEV1200T, com características para uso como VUC (Veículo Urbano de Carga), ele também já pode ser encomendado, com entrega a partir de novembro ainda de 2019.

Com informações de Eduardo Abbas

 

Leia mais

Rebatizado, JAC T50 parte de R$ 83.990 com novo visual e motor de T40; veja impressões

Teste completo: Nissan Leaf em condições reais de uso

Share This