Mudança de batismo para ‘Voltswagen’ fazia parte de campanha criada para o ‘Dia da Mentira’, mas foi divulgada de forma oficial dois dias antes da data
ATUALIZAÇÃO: Após divulgar oficialmente a informação sobre a mudança de nome para “Voltswagen” nos Estados Unidos no dia 30/3, a Volkswagen voltou atrás e disse que a ação não passava de uma “brincadeira” relativa ao Dia da Mentira, comemorado em 1º de abril. A informação sobre o novo nome constava em comunicado de imprensa (que incluía fala oficial do CEO e presidente da empresa) e havia sido confirmada por diferentes agências de notícias internacionais, com repercussão mundial. Em post publicado no Twitter e Instagram nesta quarta-feira (31/3), a marca divulgou o seguinte comunicado sobre a falsa notícia. “O que começou como um esforço do primeiro de abril deixou o mundo todo agitado. Acontece que as pessoas são tão apaixonadas por nossa herança quanto por nosso futuro elétrico. Então, seja Voltswagen ou Volkswagen, as pessoas falando sobre direção elétrica e nosso ID.4 só pode ser uma coisa boa”. Veja abaixo o texto original desta notícia, publicado no dia 30/3.
Às vésperas do dia ‘Dia da Mentira’, quando tradicionalmente diversas fabricantes pregam peças com anúncios inusitados, a Volkswagen revelou nesta terça (30) que terá um novo nome oficial nos Estados Unidos: Voltswagen. O objetivo será reforçar a transição da marca para a era dos veículos elétricos. Apesar de parecer pegadinha típica de 1º de abril, o batismo é real e já consta no site oficial da marca por lá.
O nome Voltswagen será estampado por extenso em todos os veículos 100% elétricos da marca nos Estados Unidos, sempre acompanhado do tradicional logotipo VW na cor azul claro. Já os modelos com motor a combustão terão somente o logotipo tradicional, na cor preta/azul escuro. A mudança também será adotada por todas as concessionárias da fabricante nos EUA em breve. Por enquanto, nem a matriz da empresa (na Europa) e nem a filial brasileira da Volkswagen anunciaram mudanças na nomenclatura.
A estratégia da nova marca tem início concomitantemente ao lançamento do ID.4, o primeiro elétrico da linha ID a chegar à América do Norte. Com autonomia de 402 km, o SUV está em pré-venda em duas versões (Pro e First Edition), por preços entre 39.995 e 43.994 dólares – na casa dos R$ 240 mil na conversão direta, sem impostos.
Entre os planos mais sustentáveis para a transição para a era elétrica, a Voltswagen tem como meta ser totalmente neutra em carbono até 2050. Para isso, a marca espera vender 1 milhão de elétricos no mundo até 2025 e promete o lançamento de 70 elétricos até 2029 em todas as marcas do grupo Volkswagen (ou seria Grupo Voltswagen?). Apesar disso, a matriz da empresa na Europa já confirmou que modelos globais de sucesso, como Golf e Tiguan, terão futuras novas gerações com motores a combustão.
Veja abaixo a publicação original no dia 30/3 e a correção da informação veiculada no dia seguinte (31/3):
We know, 66 is an unusual age to change your name, but we’ve always been young at heart. Introducing Voltswagen. Similar to Volkswagen, but with a renewed focus on electric driving. Starting with our all-new, all-electric SUV the ID.4 – available today. #Voltswagen #ID4 pic.twitter.com/pKQKlZDCQ7
— Volkswagen (@VW) March 30, 2021
What began as an April Fool’s effort got the whole world buzzing. Turns out people are as passionate about our heritage as they are about our electric future. So whether it’s Voltswagen or Volkswagen, people talking about electric driving and our ID.4 can only be a good thing. pic.twitter.com/Rzx8mJgxkT
— Volkswagen (@VW) March 31, 2021
Fotos: Divulgação
Atualizado em 31/3 às 11:30
Corrige aí amigo que é fake
Porque não fazer um carro elétrico,que pode todo mundo comprar este preço destes carros elétricos e só para marajás,donos de empresa,nossa classe média nunca conseguirá possuir um..
No Brasil tem previsão lançamento SUV elétrico ID.4. Quando eu comprei o carro da Volkswagen acabei a confiança.