Novo nome Voltswagen Volkswagen

Mudança de batismo para ‘Voltswagen’ fazia parte de campanha criada para o ‘Dia da Mentira’, mas foi divulgada de forma oficial dois dias antes da data

 

ATUALIZAÇÃO: Após divulgar oficialmente a informação sobre a mudança de nome para “Voltswagen” nos Estados Unidos no dia 30/3, a Volkswagen voltou atrás e disse que a ação não passava de uma “brincadeira” relativa ao Dia da Mentira, comemorado em 1º de abril. A informação sobre o novo nome constava em comunicado de imprensa (que incluía fala oficial do CEO e presidente da empresa) e havia sido confirmada por diferentes agências de notícias internacionais, com repercussão mundial. Em post publicado no Twitter e Instagram nesta quarta-feira (31/3), a marca divulgou o seguinte comunicado sobre a falsa notícia. “O que começou como um esforço do primeiro de abril deixou o mundo todo agitado. Acontece que as pessoas são tão apaixonadas por nossa herança quanto por nosso futuro elétrico. Então, seja Voltswagen ou Volkswagen, as pessoas falando sobre direção elétrica e nosso ID.4 só pode ser uma coisa boa”. Veja abaixo o texto original desta notícia, publicado no dia 30/3.

 

Às vésperas do dia ‘Dia da Mentira’, quando tradicionalmente diversas fabricantes pregam peças com anúncios inusitados, a Volkswagen revelou nesta terça (30) que terá um novo nome oficial nos Estados Unidos: Voltswagen. O objetivo será reforçar a transição da marca para a era dos veículos elétricos. Apesar de parecer pegadinha típica de 1º de abril, o batismo é real e já consta no site oficial da marca por lá.

O nome Voltswagen será estampado por extenso em todos os veículos 100% elétricos da marca nos Estados Unidos, sempre acompanhado do tradicional logotipo VW na cor azul claro. Já os modelos com motor a combustão terão somente o logotipo tradicional, na cor preta/azul escuro. A mudança também será adotada por todas as concessionárias da fabricante nos EUA em breve. Por enquanto, nem a matriz da empresa (na Europa) e nem a filial brasileira da Volkswagen anunciaram mudanças na nomenclatura.

A estratégia da nova marca tem início concomitantemente ao lançamento do ID.4, o primeiro elétrico da linha ID a chegar à América do Norte. Com autonomia de 402 km, o SUV está em pré-venda em duas versões (Pro e First Edition), por preços entre 39.995 e 43.994 dólares – na casa dos R$ 240 mil na conversão direta, sem impostos.

Entre os planos mais sustentáveis para a transição para a era elétrica, a Voltswagen tem como meta ser totalmente neutra em carbono até 2050. Para isso, a marca espera vender 1 milhão de elétricos no mundo até 2025 e promete o lançamento de 70 elétricos até 2029 em todas as marcas do grupo Volkswagen (ou seria Grupo Voltswagen?). Apesar disso, a matriz da empresa na Europa já confirmou que modelos globais de sucesso, como Golf e Tiguan, terão futuras novas gerações com motores a combustão.

 

Veja abaixo a publicação original no dia 30/3 e a correção da informação veiculada no dia seguinte (31/3):

Fotos: Divulgação

 

Atualizado em 31/3 às 11:30

Share This