Modelo inaugurará tecnologias e conceito de design ‘Sensual Purity’
A fabricante alemã mostrou que o novo Classe-A deve inaugurar uma nova era dentro da marca. Com desenho repensado, é o primeiro carro produzido sob o conceito ‘Sensual Purity’ e traz recursos tecnológicos exclusivos, como o MBUX – Mercedes-Benz User Experience – que aprende com o usuário sobre suas preferências. Além disso, na Europa, terá opções de motores diesel exclusivos. Outra novidade é que, em determinadas situações de condução, o novo Classe-A deve ser capaz de se conduzir de forma semiautônoma pela primeira vez. Na Europa, todas versões do novo Classe-A terão opções de motores diesel, mais eficientes que os atuais. O novo Classe-A poderá ser encomendado a partir de março, com as primeiras entregas na Europa em junho.
“Com a quarta geração do Classe-A, estamos redefinindo o ‘luxo moderno’ na classe compacta. Para isso, optamos por uma combinação de design intransigentemente dinâmico e um conceito operacional intuitivo”, diz Britta Seeger, membro do Daimler AG Board of Management responsável pelas vendas de automóveis Mercedes-Benz. “Com o MBUX – a nova Experiência do Usuário Mercedes-Benz – estamos criando uma experiência de cliente completamente nova”.
“As novas tecnologias devem colocar o foco nas pessoas e facilitar a vida. O novo Classe-A faz isso de muitas maneiras e se torna um companheiro emocional e inteligente”, diz Ola Källenius, membro do Conselho de Administração da Daimler AG responsável para pesquisa em grupo e automóveis Mercedes-Benz. “Um bom exemplo é MBUX – Mercedes-Benz User Experience: combina operação intuitiva e natural com software inteligente de aprendizado”.
“O novo Classe-A incorpora a próxima etapa da nossa filosofia de design Sensual Purity e tem o potencial de inaugurar uma nova era de design”, diz Gorden Wagener, diretor de design da Daimler AG. “Com contornos claros e superfícies arrojadas, apresentamos alta tecnologia que desperta as emoções. Forma e corpo são o que permanecem quando os vincos e as linhas são reduzidos ao extremo. O interior representa o luxo moderno em um nível anteriormente não alcançado nesta classe e traduz inteligentes tecnologia em uma experiência global emocional”, acrescenta.
Visual repensado
O design purista e acentuado de superfície do novo Classe-A é o próximo passo na filosofia de design Sensual Purity da Mercedes-Benz. Com base em um design compacto de duas caixas, dimensões otimizadas e proporções, levaram a uma nova interpretação no conceito do carro. A dianteira traz novos faróis, afilados e com iluminação diurna em LED e detalhes cromados em sua estrutura. A grade do radiador traz a estrela da Mercedes com ainda maior destaque.
A frente está mais baixa e confere aspecto mais esportivo ao modelo. De lado, o Classe-A também tem linhas mais esportivas, realçadas pelas rodas que podem ser de 16” nas versões de entrada até as de 19”, nos modelos AMG. Na traseira, destaque para as novas lanternas, afiladas e que, em conjunto com o novo para-choques, dão a impressão de que o carro é mais largo e baixo do que realmente é.
O novo desenho também permite que o Classe-A tenha um Cx baixíssimo (0,25) e área frontal de apenas 2,19 m², que o tornam o “líder aerodinâmico” neste quesito em seu segmento.
Interior requintado
Por dentro, o Classe-A é completamente novo, com painéis de porta acompanhando o desenho do painel, de uma porta a outra, como se fossem uma única peça. A tela Widescreen é completamente independente. As saídas de ar em forma de turbina são outro destaque.
O painel é dividido em duas seções horizontais tridimensionais: a seção inferior é visualmente separada do corpo principal do painel por uma “trincheira”, e parece flutuar na frente do painel de instrumentos. A iluminação ambiente melhora esse efeito, acentuando a impressão flutuante da subestrutura. As 64 cores da iluminação ambiente opcional fazem cinco vezes mais cores disponíveis do que antes. E não é apenas a variedade que aumentou, já que a apresentação também estabelece padrões neste segmento: as diferentes cores são compostas em dez mundos de cores para permitir uma exibição de iluminação de vanguarda com mudanças de cores únicas.
A tela totalmente independente está disponível em três versões:
- com duas telas de 7 polegadas (17,78 cm)
- com uma exibição de 7 e uma de 10,25 polegadas (26 cm) e
- com duas telas de 10,25 polegadas.
MBUX
O novo Classe-A é o primeiro modelo de Mercedes-Benz a apresentar o sistema multimídia completamente novo MBUX – Mercedes-Benz User Experience, que também inaugura uma nova era na conectividade da Mercedes. Uma característica única deste sistema é a sua capacidade de aprender graças à inteligência artificial. O MBUX pode ser individualizado e adaptado para o usuário. Isso cria uma conexão emocional entre o veículo, o motorista e os passageiros.
Os seus pontos fortes incluem a cabine de pilotagem Widescreen de alta resolução com operação na tela sensível ao toque da tela de mídia, a tela de navegação com tecnologia de realidade aumentada, além de controle de voz inteligente com reconhecimento natural de fala, que é ativado com a palavra código “Hey Mercedes“. Uma exibição head-up também está disponível. A tela sensível ao toque faz parte do conceito de controle de toque MBUX – uma tríade composta pela tela sensível ao toque, touchpad na console central e botões de controle no volante. O MBUX traz gráficos 3D de alta resolução, que são renderizados, ou seja, calculados e exibidos, em tempo real.
O MBUX inclui ainda funções de navegação com base na comunicação Car-to-X (informações de veículo para veículo sobre eventos registrados pelos sensores, por exemplo, de frenagem de emergência, intervenção de ESP, ou relatórios manuais por exemplo, de um acidente pelo condutor), e Car-Tracker, o que torna mais fácil encontrar o veículo em um estacionamento, além de enviar uma mensagem se o veículo estacionado sofrer um impacto ou for rebocado.
Mais espaço
A capacidade do compartimento de bagagem atrás dos bancos traseiros é de 370 litros – 29 litros a mais do que no modelo anterior. Graças às lanternas traseiras de duas seções, a abertura do porta-malas é 20 cm maior do que antes, e o compartimento da bagageiro é 11,5 cm maior. Em conjunto com o pacote do compartimento de carga, o encosto do assento traseiro pode ser posicionado mais verticalmente, por exemplo, para acomodar caixas volumosas. O conceito de organização é igualmente prático: o compartimento de objetos no console central antes da alavanca de marchas também foi ampliado. Um porta-copo no túnel central para canecas, latas e garrafas de até 0,5 litros é uma nova característica em conjunto com as linhas de equipamentos.
Pela primeira vez no Classe-A, há o aquecimento do assento e também regulagem elétrica associada ao Multicontour Seat com função de massagem para os ocupantes dianteiros. Um total de três assentos dianteiros diferentes estão disponíveis para o novo Classe-A: o modelo básico, o assento conforto e o assento esportivo integral, disponível em combinação com as linhas do equipamento.
Além de um design de assento especial, o pacote Seat Comfort (padrão com algumas linhas de equipamentos) inclui o ajuste em altura do assento do passageiro dianteiro e ajuste ângulo / profundidade dos encostos do banco dianteiro. Com o controle do clima do assento, há uma ventoinha radial em cada encosto do assento. O ar aspirado através da tampa do assento perfurada flui através da estrutura do assento e é ventilado para baixo e para trás. Com o Multicontour Seat, as abas laterais e o suporte lombar podem ser ajustados individualmente por uma bomba pneumática acionada eletricamente. Um efeito de massagem na área lombar é fornecido por câmaras de ar.
Condução semiautônoma
O novo Classe A tem os mais recentes sistemas de assistência de condução. Pela primeira vez, o modelo tem opção de condução semiautônoma em determinadas situações. Para fazer isso, observa de perto a situação do trânsito: uma câmera melhorada e sistemas de radar permitem ver até 500 m à frente. O Classe-A usa mapas e dados de navegação para funções de assistência. Por exemplo, o Active Distance Assist DISTRONIC como parte do pacote de assistência de condução é capaz de suportar o driver em várias situações específicas da rota e ajustar de forma previsível e conveniente a velocidade, por exemplo, ao aproximar curvas, junções ou rotatórias. O modelo também possui frenagem de emergência ativa e controle de permanência em faixa.
Os novos modelos Mercedes-Benz Classe-A, na Europa, serão:
* Disponível a partir do lançamento ** Verão 2018 *** Fim de 2018 – Todos na Europa