Versão esportiva do hatch chega com motor 2.0 turbo de 306 cv de potência e 40,7 kgfm de torque

 

Até então disponível somente na configuração 250, com motor 2.0 de 224 cv, a quarta geração do Mercedes-Benz Classe A ganha no Brasil a variante AMG 35, porta de entrada no mundo dos esportivos da marca. Com um 2.0 turbo de 306 cv de potência e 40,7 kgfm de torque, o hatch chega por R$ 279.900.

No visual, o A 35 diferencia-se do A 250 pelos para-choques exclusivos, grade com lâminas duplas, rodas de 19 polegadas na cor preto fosco, defletor traseiro e duas saídas ovais de escapamento. Do lado de dentro, os bancos com encosto inteiriço trazem revestimento que mescla couro e alcantara, enquanto o volante de base reta busca inspiração na peça do GT 63 S.

Por R$ 285.900, o A 35 traz ainda a série de lançamento Launch Edition, que acrescenta aerofólio, spoiler frontal e detalhes nas laterais do para-choque dianteiro.

Como na cabine do A 250, duas telas de 10,2 polegadas reúnem as informações da central multimídia MBUX – com comandos de voz intuitivos – e do quadro de instrumentos. Há três grafismos disponíveis (Classic, Sport e Supersport), que podem ser alterados diretamente por meio das teclas no volante. No modo mais esportivo, o conta-giros é destacado na posição central, com as demais informações de condução distribuídas ao redor dele em forma de barras.

O A 35 traz câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com tração integral – a distribuição pode ir da tração dianteira pura e chegar a até 50:50 de repartição entre os dois eixos. Com controle de largada de série, o hatch acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos, segundo dados de fábrica. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Nosso contato com o A 35 aconteceu no autódromo da Capuava, em Indaiatuba (SP), onde o Mercedes mostrou estar em seu habitat natural. No traçado cheio de curvas, impressionou a forma como o hatch despeja a força gerada pelo 2.0 turbo nas quatro rodas. Mesmo com a distância entre eixos generosa para um hatch médio (2.729 mm), o A 35 “aponta” sem esforço nas saídas de curva.

As trocas do câmbio de sete marchas são ágeis e, se o motorista preferir, pode optar pelas trocas manuais por meio das borboletas no volante. Detalhe curioso é que, ao contrário do A 45 da geração anterior, a alavanca de câmbio continua na coluna de direção.

O som do 2.0 turbo fica ainda mais divertido com o sistema de escapamento esportivo AMG, composto por um flap de exaustão controlado automaticamente. De acordo com o modo de condução selecionado, o ronco de escape pode soar mais alto.

Se o A 35 mostrou-se muito divertido com seus 306 cv, o que esperar então do A 45 e seus 421 cv?  A resposta teremos no início de 2021, período previsto para a chegada da opção mais forte do hatch por aqui.

 

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