nomes do passado

Se você acha que já ouviu o nome da nova picape Ford Maverick em algum lugar, relembre os carros que foram batizados com nomes lendários do passado

 

A Ford apresentou recentemente a sua nova picape, batizada de Maverick. Porém, os mais antigos vão se lembrar que Maverick era o batismo de um modelo totalmente diferente da marca. E a Ford não é a primeira nem a última fabricante a resgatar nomes lendários do passado para dar força a novos modelos. GM, Fiat e Volkswagen beberam da mesma fonte.

Relembre a seguir alguns desses casos:

Ford Maverick

O Maverick fez muito sucesso no exterior com carrocerias cupê e sedan, chegando a ser fabricado no Brasil na década de 1970. Ele logo se tornou um ícone por aqui, permanecendo com um papel de grande destaque entre os carros clássicos até hoje, e muito famoso pelos motores 3.0 de seis cilindros em linha e V8. No exterior, ganhou versões com apelo esportivo ou mais luxuoso, como a Grabber (foto acima), enquanto no Brasil tivemos o Maverick GT e até uma opção perua. Agora, o nome Maverick batiza uma picape híbrida feita na plataforma C2, a mesma do Bronco Sport, e com dimensões similares às da Fiat Toro.

VW Fusca

Com uma grande história desde o seu nascimento, o VW Fusca causou comoção em todo o mundo quando foi aposentado. Seus primeiros protótipos datam de 1936, passando a ser comercializado no exterior em 1946 e no Brasil em 1951. Vale lembrar que ele chegou primeiro como Volkswagen Sedan, ganhando o nome Fusca oficialmente só em 1983. A produção nacional se deu de 1959 até 1986, retornando com o presidente Itamar Franco em 1993 para se encerrar permanentemente em 1996. Aí em 1997 veio o modelo retrô primeiro batizado de New Beetle e, a partir de 2012, voltava com o nome Fusca. Seja pelo nome, seja pelo motor 2.0 turbo, ele teve um bom desempenho no mercado, mas acabou saindo de linha por aqui novamente em 2017 – pela terceira vez no Brasil, ao menos para o nome Fusca.

Chevrolet Monza

Queridinho dos brasileiros, o Monza foi um sedã de muito sucesso por aqui, famoso pelo conforto e que chegou a se tornar o carro mais vendido no Brasil na década de 1980. A origem vem do circuito italiano – na Europa, a Opel chamava o sedã equivalente ao nosso Monza de Ascona. Ele saiu de linha no país em 1996, deixando muita saudade. Porém, em 2013, voltou a ser utilizado pela Opel para batizar um carro-conceito mostrado no Salão de Frankfurt. A chegada oficial ao mercado do novo Monza aconteceu em 2018, mas novamente sob a marca Chevrolet… só que dessa vez o sedã é vendido exclusivamente na China.

Fiat Tipo

Entre os nomes do passado que voltaram não poderíamos deixar de citar o Fiat Tipo, que surgiu na Europa, chegando ao Brasil em 1993 e permanecendo em nosso mercado até 1997. Ele fez muito sucesso por aqui quando chegou, mas logo enfrentou os problemas mecânicos e os casos de incêndio que no final fizeram a sua fama. Embora não deva voltar a ser usado no Brasil, ele hoje é empregado em um hatch médio vendido na Europa desde 2015.

Ford Escort

A Ford também reaproveitou o nome Escort, usando inicialmente na década de 1960 e ainda hoje muito lembrado pelos brasileiros. Com diversas variantes, do hatch à perua e até com uma versão conversível, o Escort marcou a história da Ford no mundo. Aqui no Brasil, foi lançado em 1983, sendo produzido por 20 anos – a fabricação nacional passou a ser feita na Argentina em 1996. Em 2003, ele saía do mercado para dar espaço ao Focus. Contudo, desde 2014, o nome Escort passou a ser usado em um sedã vendido exclusivamente na China, apresentado pela primeira vez como conceito (foto acima) no Salão de Xangai do ano anterior.

Chevrolet Blazer

O nome Blazer surgiu para batizar um SUV em 1969, nos Estados Unidos, perdurando por muitos anos no mercado para exaltar suas aptidões para o fora de estrada. Ele foi reaproveitado anos depois para dar nome ao SUV da picape S10, depois se transformando em Trailblazer. Atualmente, é empregado em um utilitário esportivo bem diferente, com toques mais esportivos e linhas inspiradas no Camaro. O novo Blazer chegou em 2019, trazendo junto o sobrenome RS (modelo da foto acima), embora seja oferecido nos Estados Unidos também em versões “normais”.

VW Santana

Outro queridinho dos brasileiros, o VW Santana fez sucesso por aqui por muitas décadas, sendo muitas vezes associado como sinônimo da marca. Ele foi vendido no mercado brasileiro de 1984 e 2006 e seu nome tem origem em um tipo de vento que é comum na Califórnia, nos Estados Unidos – aliás, essa associação com ventos para batizar os modelos é bem comum na gama da VW. Já no final da vida, se tornou muito popular entre os taxistas pelo espaço e conforto a bordo. O sedã derivado do Passat também foi muito popular na China, onde foi produzido entre 1983 e 2012. Em 2012, aliás, o nome retornou, mas em um modelo totalmente novo, inclusive com derivações como o Cross Santana.

E você se lembra de mais nomes de carros do passado que voltaram a ser usados recentemente? Deixe nos comentários!

 

Fotos: Divulgação e Renan Senra/Revista Carro

 

Atualizado em 11/06 às 17:02

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