Kia Picanto

Modelo vendido no Chile com o nome Morning não traz ABS nem controle de estabilidade de série, assim como não oferece airbags laterais nem como opcional

 

Após anunciar os novos protocolos mais rígidos há alguns dias, o Latin NCAP revela agora os primeiros resultados considerando estas regras. Foi avaliado o Kia Picanto, produzido na Coreia do Sul, com airbag apenas para motorista como equipamento padrão. O modelo recebeu, novamente, zero estrela. Vale destacar, contudo, que esta não é a versão que era comercializada no mercado brasileiro – é oferecida com o nome Morning, por exemplo, no Chile.

Os resultados foram: 0% para Ocupante Adulto, 29% para Ocupante Infantil, 51% para Proteção de Pedestres e 7% em Assistência à Segurança. Segundo a entidade, sistema ABS e controle de estabilidade (ESC) não são equipamentos de série, nem airbags laterais estão entre os opcionais.

O Latin NCAP informa, ainda, que mesmo se o modelo tivesse airbag frontal duplo isso melhoraria a sua classificação, visto que a proteção para adultos seguiria abaixo da porcentagem mínima para atingir uma estrela.

Foram realizados os testes de impacto frontal, impacto lateral, chicote cervical (whiplash) e proteção para pedestres. No primeiro de impacto frontal, o resultado foi proteção ruim para o tórax do motorista e do passageiro devido às cargas elevadas e instabilidade estrutural.

Já no teste de impacto lateral, o tórax apresentou proteção insuficiente, assim como no teste de chicote cervical (whiplash). O teste de impacto lateral de poste não foi feito porque o veículo não possui proteção lateral padrão para a cabeça.

Será divulgada mais uma bateria de resultados até o final deste ano.

Confira o vídeo com o teste do Kia Picanto (Morning):

Novo protocolo

Entre as novidades, estão a mudança da atual avaliação de estrelas em duas categorias (adultos e crianças) para uma única classificação geral de 0 a 5 estrelas. Além disso, a avaliação será feita considerando quatro aspectos principais: ocupante adulto, ocupante infantil, proteção para pedestres e usuários vulneráveis ​​das estradas (VRU) e sistemas de assistência à segurança.

Assim, o resultado de estrelas será integrado em uma única classificação, exigindo que o veículo tenha resultado satisfatório nos quatro aspectos, simultaneamente. Se ele tiver um baixo desempenho em apenas um aspecto, seu resultado final será baixo, mesmo que os outros três ofereçam bom desempenho.

Segundo o Latin NCAP, nesta primeira etapa do protocolo, para obter cinco estrelas o veículo deverá ter simultaneamente, pelo menos, 75% na Proteção de Ocupantes Adultos; 80% em Proteção de Ocupantes Infantis; 50% em Proteção de Pedestres e VRU; e 75% em Sistemas de Assistência à Segurança. O Latin NCAP aumentará a porcentagem de pontos necessários em cada aspecto ao longo dos anos para atingir os níveis de classificação por estrelas.

Os testes seguirão com os ensaios de impacto frontal e lateral, que são realizados em laboratórios na Europa. Quando o veículo avaliado tiver airbag lateral de cabeça, será mantido ainda o teste de impacto lateral com poste. O Latin NCAP também passará também a realizar o teste de chicote cervical (conhecido com Wiplash em outros mercados), que avalia a resistência do banco e encosto de cabeça do motorista em impactos traseiros.

O novo protocolo entrou em vigor após a última apresentação dos resultados do ano de 2019, durando até o final de 2024. Vale ressaltar que as fabricantes de veículos estão cientes do novo protocolo, pelo menos, desde o início de 2017.

Confira a lista completa de avaliações:

1. Proteção de Ocupantes Adultos
Impacto Frontal, Impacto Lateral, Impacto Lateral de Poste, Frenagem Autônoma de Emergência (baixa velocidade), Whiplash (chicote cervical), Folha de Resgate

2. Proteção de Ocupantes Crianças
Impacto Frontal, Impacto Lateral, Avaliação do Veículo, Instalação de Sistemas de Retenção Infantil

3. Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas
Atropelamento de Pedestres, Frenagem Autônoma de Emergência (para Usuários Vulneráveis de Estradas)

4. Sistemas de Assistência à Segurança
Lembrete do Uso de Cintos de Segurança dianteiros e traseiros, Controle Eletrônico de Estabilidade + Moose Test, Detecção de Veículo no Ponto Cego, Sistema de Suporte de Pista (Lane Keep Assist – LKA), Detecção de Borda de Estrada (Road Edge Detection – RED), Limitador de Velocidade, Frenagem Autônoma de Emergência (alta velocidade).

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