- Publicidade -

Jeep Grand Cherokee 2022

Quinta geração do Jeep Grand Cherokee chegará aos EUA no final deste ano, enquanto a inédita versão híbrida virá em 2022

Conforme antecipado pela Revista Carro, a quinta geração do Grand Cherokee foi apresentada oficialmente ontem (29), meses depois da versão alongada de sete lugares. Além das mudanças visuais, o SUV com capacidade para cinco pessoas ganha uma versão híbrida plug-in 4xe.

Produzido em Detroit, o novo Grand Cherokee começará a ser vendido nos Estados Unidos no último trimestre de 2021, enquanto a configuração 4xe chegará no início de 2022. Ainda não há data para o mercado brasileiro, embora o Grand Cherokee L esteja confirmado para o país em 2022.

- Publicidade -

Jeep Grand Cherokee 2022

Versão eletrificada

O híbrido Grand Cherokee 4xe possui motor turboalimentado de 2.0 litros combinado a outros dois motores elétricos, entregando 375 cv e 64,9 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas. Sua autonomia estimada é de 40 quilômetros no modo totalmente elétrico, ou 708 km na autonomia combinada. Ele conta com os modos E Selec: Híbrido, Elétrico e eSave (este último prioriza o motor a gasolina, economizando carga da bateria).

De acordo com a fabricante, há duas embreagens que gerenciam a potência e o torque do motor elétrico e do motor convencional. A primeira está localizada entre os dois motores, permanecendo aberta quando o sistema opera apenas no modo elétrico e fechando para que o torque combinado dos motores possa fluir pela transmissão automática. Já a segunda embreagem variável, montada atrás do motor elétrico, gerencia sua combinação com a transmissão com o objetivo de melhorar a dirigibilidade e eficiência.

O Grand Cherokee 4xe será oferecido nas versões de acabamento: Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve. A Jeep explica que todos os eletrônicos de alta tensão são selados e à prova d’água, o que permite ao Grand Cherokee 4xe Trail Rated entrar na água em uma profundidade de até 61 cm.

- Publicidade -

Jeep Grand Cherokee 4xe

Demais versões

A gama do Grand Cherokee 2022 terá seis versões: Laredo, Limited, Overland, Trailhawk, Summit e Summit Reserve. Em todas, o SUV virá equipado com o motor Pentastar V6 de 3,6 litros feito inteiramente de alumínio, capaz de render 293 cv de potência e 36 kgfm de torque. Contudo, quem desejar mais pode optar pelo 5.7 V8 de 357 cv e 53,8 kgfm, disponível nas configurações Overland e Summit Reserve. Ambos são acoplados ao câmbio automático TorqueFlite de oito marchas.

A Jeep reforça outra novidade do Grand Cherokee 4×4 2022: o desligamento automático do eixo dianteiro quando o veículo detecta que as condições da estrada não exigem tração nas quatro rodas.

Jeep Grand Cherokee 2022

Aptidão fora de estrada

Para o fora de estrada, o SUV possui três sistemas 4×4: Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial de deslizamento eletrônico limitado (eLSD). Há também suspensão a ar agora com amortecimento eletrônico semiativo, oferecendo até 28,7 cm de distância ao solo.

Jeep Grand Cherokee 2022

Para completar, o motorista tem cinco modos de direção à sua escolha, dependendo do terreno (Automático, Esporte, Rocha, Neve, Lama / Areia). Esses sistema controla a distribuição de torque 4×4, freios, manuseio, coluna de direção, sistemas de suspensão, acelerador, mudança de modo de transmissão, caixa de transferência, controle de tração, controle de estabilidade, ABS e sensação do volante.

Jeep Grand Cherokee 2022

Equipamentos e tecnologia

O Grand Cherokee 2022 traz dois visores digitais de 10,1 polegadas sendo um para o painel de instrumentos e outro para a tela sensível ao toque do sistema de entretenimento. Há ainda um display interativo para o passageiro dianteiro de 10,25 polegadas e um novo sistema de entretenimento HD com Fire TV integrada para os passageiros traseiros. Como opcional, oferece um novo sistema de áudio McIntosh com 19 alto-falantes e 950 watts de potência.

Jeep Grand Cherokee 2022

Em sua quinta geração, o modelo recebe também mais de 110 recursos avançados de segurança ativa e passiva, como aviso de colisão em alta velocidade com freio ativo e detecção de pedestre e ciclista; detecção de tráfego cruzado; controle de cruzeiro adaptável com Stop & Go; gerenciamento de faixa ativa; alerta de saída de pista com assistência de manutenção de faixa; assistência avançada à frenagem; monitoramento de ponto cego; câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro; e monitoramento da pressão dos pneus.

Jeep Grand Cherokee 2022

São opcionais: câmara de visão noturna com detecção de pedestres e animais; assistente de colisão em cruzamentos; sistema de detecção de condutores sonolentos; assistência de estacionamento em paralelo e perpendicular; sistema de reconhecimento de placas; e câmera de visão 360 graus.

Fotos: Divulgação

Share This