A Jaguar acaba de lançar mundialmente o sedã XE. CARRO ONLINE já rodou com ele pelas estradas do norte da Espanha e também no circuito de Navarra. A Jaguar estima que esse modelo será seu líder de vendas, porque estabelece um novo patamar de entrada para esta sofisticada marca inglesa, de propriedade da Tata, grande conglomerado indiano que controla a empresa Jaguar Land Rover.
O novo XE é um sedã médio bastante esportivo. Deverá chegar ao Brasil a partir de outubro deste ano e seu preço ainda não está confirmado. A princípio, deverá partir dos R$ 160 mil. Este lançamento tem cinco versões, com variações de acabamento e de motorização, mas a Jaguar ainda não divulgou quais delas virão para o país. Também não foi confirmada produção local da Jaguar no Brasil na fábrica no Rio de Janeiro, contrariando algumas previsões.
O sedã tem 75% de sua estrutura fabricada em alumínio, portanto é mais leve. Também possui um design bastante aerodinâmico, com cx de 0,26. Mas a melhor experiência é dirigir o carro. Ao chegar no aeroporto de Vitoria, um grupo de jornalistas já saiu rumo ao autódromo de Navarra, cruzando o País Basco. Toda essa região, próxima a imensas montanhas, tem uma paisagem exuberante. Rodamos por estradas sinuosas, na altitude, em região que é conhecida por suas bodegas e vinhos deliciosos.
LEIA TAMBÉM
GM divulga novo teaser do Camaro
Volkswagen apresenta motor 1.0 de 272 cv
Lista: itens que já não impressionam mais na hora da compra
NA PISTA
O primeiro XE avaliado foi com motor 2.0 a gasolina, 240 cv de potência, turbocharger, e excelente desempenho. Mas o momento mais aguardado era correr em Navarra com a versão top de linha, o XE-S, com o motor 3.0 V6 Supercharged de 340 cv que também equipa o superesportivo F-Type S. O piloto brasileiro Adriano Medeiros, que mora na Inglaterra há alguns anos, estava na pista espanhola para ensinar a como aproveitar ao máximo todos os recursos do XE-S, tanto em performance como em suspensão.
O carro realmente é poderoso, agarrando nas curvas fechadas do autódromo e retomando a aceleração com toda a força, sem perder desempenho. Segundo a Jaguar, ele chega da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Mas a velocidade é limitada eletronicamente aos 250 km/h.
Naturalmente que o carro oferece várias soluções inteligentes para uma dirigibilidade precisa, como o sistema de suspensão duplo Wishbone e Integral Link. A transmissão é automática com oito velocidades e a direção com assistência elétrica dá respostas rápidas aos comandos do motorista.
TECNOLOGIA
Vale ressaltar o novo sistema de entretenimento, com tela touchscreen de oito polegadas, com muitas funções interativas, integrando smartphones que usem os sistemas iOS e Android. Também foi possível conectar o wi-fi do carro durante todo o percurso. Os comandos à distância são muito interessantes. Está muito calor? Vá até a janela e ligue o ar-condicionado do XE lá no estacionamento, dez minutos antes, para entrar nele com a temperatura ideal.
Para países como o nosso, com muitas estradas em mau estado, ou para situações como dirigir na neve, comum nos países europeus, este Jaguar XE oferece o All-Surface Progress Control, sistema que maximiza a tração em baixas velocidades para condições adversas. E para o motorista não tirar os olhos da estrada, o head-up display a laser mostra informações do carro, como velocidade e o mapa do GPS, projetando imagens coloridas no para-brisa.
MERCADO
Como a Jaguar quer posicionar este modelo como um forte concorrente do BMW Série 3 e do Mercedes-Benz Classe C, ela caprichou no conforto e espaço para até cinco passageiros. O acabamento em couro, com detalhes em madeira, revela a sofisticação da marca. Falta agora oferecer no Brasil toda a assistência que o modelo dá nos países onde está sendo lançado, como na Europa, onde o motorista tem à disposição 24 horas de atendimento.
Esse talvez seja um dos maiores desafios da marca no nosso Brasil de tamanho continental. Para adquirir um modelo Jaguar, a rede de concessionárias já possui 18 lojas espalhadas pelo país. A mais nova da marca será inaugurada em breve na região Norte.
Reportagem na Espanha
Viagem a convite da Jaguar Land Rover