A Jaguar realizou nesta terça-feira (18) o lançamento oficial no Brasil do inédito sedã médio da marca, o XE. Mirando competir com os alemães BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C, o modelo de origem britânica parte de R$ 169.900 e chega em outubro às lojas.
A companhia aposta na esportividade para “roubar” o público das três principais marcas premium do mercado. Isso porque o XE é equipado com duas opções de motor: uma 2.0 de quatro cilindros, produzindo 240 cv de potência – que marca a estreia da família de motores Ingenium da companhia no Brasil – e outra 3.0 V6 de 340 cv. “Não miramos os consumidores das versões de entrada dos concorrentes”, afirmou Terry Hill, presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina.
De fato, quando se compara a relação de custo por cavalo de potência entre os quatro modelos citados, o XE oferece mais vantagem. São R$ 707/cv pelo britânico, contra R$ 848/cv do BMW 328i (245 cv), R$ 864/cv do Audi A4 (170 cv) e R$ 928/cv do Mercedes-Benz C 250 Sport (211 cv).
De acordo com a ficha técnica do XE, ele é capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 6s8 impulsionado pelo motor Ingenium (o V6 atinge a marca em 5s1). Além disso, durante a cerimônia, os executivos frisaram repetidas vezes que a personalidade do carro é para ser esportiva. Tanto que 75% de sua carroceria é feita de alumínio (o maior índice do segmento) e ele compartilha diversos elementos com o esportivo referência da Jaguar, o F-Type. A tração traseira, o câmbio automático ZF de oito velocidades, o sistema de suspensão Double Wishbone na frente e Integral Link atrás, volante e, no caso da versão S, o motor 3.0 V6 Supercharged são os mesmos do F-Type.
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Outro trunfo do sedã é a lista de equipamentos. Conforme você pode ver discriminado abaixo, todas as versões já contam com itens interessantes para a categoria. “Em nossas pesquisas com clientes nos foi pedido que nenhum carro da Jaguar economizasse em tecnologia”, explicou Gabriel Patini, diretor de marketing e de produto da Jaguar Land Rover. Por exemplo, todas as configurações já contam com sistema de vetorização de torque, faróis de xenônio com LEDs diurnos, start-stop, sistema de entretenimento com tela de 8” e seis alto falantes, computador de bordo com tela TFT de 5” e bancos com ajustes elétricos.
- Jaguar XE 2.0 Si4 Pure – R$ 169.900: Ar-condicionado automático e digital de duas zonas, bancos com ajustes elétricos, controle de tração adaptativo, quatro modos de condução, controle de cruzeiro, bancos de couro, quatro airbags, central multimídia touchscreen com navegador e tela de 8” com seis alto-falantes, faróis de xenônio, sistema start-stop, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, rodas aro 17”.
- Jaguar XE 2.0 Si4 Pure Tech: R$ 177.000: Teto solar elétrico, câmera traseira, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de chuva.
- Jaguar XE 2.0 Si4 R-Sport R$ 199.900: Body kit esportivo com saias laterais e spoiler traseiro, bancos esportivos, suspensão recalibrada à mais esportividade, faróis de xenônio adaptativos, faról alto automático, bancos com ajustes elétricos memorizáveis, sistema de som Meridian de 380 W com 11 alto-falantes, direção com ajustes elétricos, rodas aro 18”.
- Jaguar XE S 3.0 V6 Supercharged R$ 299.000: Acabamento com detalhes de fibra de carbono, pedais de alumínio, paddle shifts, sistema Adaptive Dynamics (que ajusta a suspensão e amortecedores automaticamente ao tipo de piso), parachoques exclusivos, head-up display a laser, sistema keyless de acesso ao veículo, sensores que cobrem o carro em 360º, alerta de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e rodas aro 19”.
Segundo a Jaguar, o objetivo do XE é dobrar as vendas da marca no país em 2016. Eles esperam vender até 200 carros ainda neste ano – contando os meses de outubro, novembro e dezembro – completando a média de 600 unidades entregues anualmente. Para atrair clientes, a empresa vai oferecer o mesmo plano de financiamento que a Land Rover já dispõe para o Discovery Sport, chamado de Access. O plano dá direito a 20% de entrada e saldo em 24 vezes, sendo que, ao final, o consumidor pode optar por revender o veículo à concessionária e adquirir um 0 km ou quitar a dívida e permanecer com o carro.
FICHA TÉCNICA | Jaguar XE Si4 2.0 | Jaguar XE 3.0 V6 |
Motor/válvulas: | Diant., trans., turbo, 4 cil. em linha/16 | Diant., long., supercharger, V6/24 |
Potência: | 240 cv a 5.500 rpm | 340 cv a 6.500 rpm |
Torque: | 34,6 a 1.750-4.000 rpm | 45,9 kgfm a 4.500 rpm |
Transmissão: | Automática, 8 velocidades | Automática, 8 velocidades |
Tração: | Traseira | Traseira |
Velo. máxima: | 250 km/h | 250 km/h |
Suspensão (d/t): | Double wishbone/integral link | Double wishbone/integral link |
Dimensões (CxLxA): | 4.672 mm/2.075 mm/1.416 mm | 4.672 mm/2.075 mm/1.416 mm |
Entre-eixos: | 2.835 mm | 2.835 mm |
Raio de giro: | 11,6 m | 11,6 m |
Porta-malas: | 455 litros | 455 litros |
Peso: | 1.530 kg | 1.665 kg |
Para quem escolher comprar um XE nesta condição, o plano de revisão programada é gratuito nos primeiros três anos (ele custa R$ 900 a cada 12 mil km ou um ano). O seguro, oferecido pelo Banco Alfa, custa a partir R$ 3.910 por ano, com franquia de 4%, tomando como base o perfil médio dos clientes da marca (homens casados entre 35 e 40 anos, com filhos, empresários).
FÁBRICA FLUMINENSE
Questionado sobre a possibilidade de produzir do XE no Brasil, Hill afirmou que “estuda a possibilidade para o futuro”, mas que por enquanto a “companhia deve focar na fabricação do Discovery Sport”. A planta de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, começou a ser erguida no final do ano passado e deverá ser concluída no começo de 2016. O local terá capacidade inicial de produção de 24 mil unidades por ano.