A Jaguar arrumou um jeito de todo mundo falar de sua novidade no Salão de Frankfurt, o crossover (como ela o define, em vez de SUV) F-Pace, que faz aqui na Alemanha a sua estreia mundial: armou uma pista em forma de loop e colocou um piloto-acrobata para fazer o carro bater o recorde mundial desse tipo de manobra (a altura máxima, na qual o F-Pace ficou de cabeça para baixo, era de 19 metros). A façanha foi registrada no Guiness Book (assista ao vídeo nesta reportagem).
Bem, tudo isso é acessório ao que realmente interessa: o F-Pace é um dos modelos com características de utilitário fabricados por marca de alto luxo que estão sendo, ou serão em breve, lançados globalmente. O Porsche Cayenne foi pioneiro; o Bentley Bentayga estreou aqui em Frankfurt também, e o Lamborghini Urus é aguardado com muita curiosidade.
Ao Brasil, o F-Pace deve chegar em meados de 2016, com preço médio em torno de R$ 300 mil. Um bom porta-malas de 650 litros e o entre-eixos de 2,84 metros acenam para o uso familiar do modelo, enquanto as opções de motores a gasolina de 340 cv e 380 cv, ambas 3.0 V6, sugerem diversão ao guiar — até porque o F-Pace tem 80% de sua construção em alumínio, o que otimiza o trabalho do propulsor. (Haverá ainda uma opção turbodiesel de 2 litros e 180 cv.)
O crossover teve como base o F-Type de tração integral, já avaliado por CARRO ONLINE, herdando dele suspensões e vários equipamentos de segurança e dinâmicos. No caso específico da tração, o sistema divide o torque entre os eixos de acordo com a demanda da condução, podendo variar de 100% para as rodas traseiras (o que garante um toque de esportividade) ou então na proporção 50/50. (O F-Pace pode vir dotado de rodas com até 22 polegadas, as quais, segundo a fabricante, são as maiores do segmento.)
Outro item interessante oriundo do F-Type é o Adaptive Dynamics, que monitora eletronicamente o F-Pace (as rodas são “checadas” 500 vezes por segundo) para adaptar o acerto do carro às demandas do terreno. Como nota de luxo, note-se que o sistema de entretenimento do crossover da Jaguar pode contar com processador quad-core, disco rígido de 60GB, link de internet móvel, tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 (isso mesmo, 17) alto-falantes e 825 watts de potência.
Viagem a convite da Anfavea