Com uma aposta ousada, a fabricante chinesa mostra 5 modelos, todos elétricos, apresenta 3 e tem 1 para pronta entrega

A JAC Motors e seu importador resolveram investir pesado na eletrificação de automóveis, isso porque, segundo Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, “a China tem toda tecnologia necessária para fabricar carros elétricos em larga escala e está no mesmo patamar de desenvolvimento do resto do mundo”. Esta tecnologia pode ser um grande divisor de águas para o país asiático, mas o preço ainda assusta os consumidores em qualquer parte do planeta, mesmo com o apoio total da marca para colocar seus modelos no mercado brasileiro.

O JAC iEV 40 pertence a sétima geração de veículos 100% elétricos da JAC Motors, é o único para pronta entrega e segue a tendência do importador que é a de trabalhar mais com SUVs, esse modelo é montado na mesma carroceria do T40, tem baterias Samsung de 40 kWh e atinge 300 km de autonomia, 115 cv de potência e 27,6 kgfm de torque, segundo divulgado pelo importador, faz de 0 a 50 km/h em menos de 4 segundos, é ideal para uso urbano, não precisa ser recarregado todos os dias e não tem barulho.

No percurso do test drive eu estava acompanhado de mais duas pessoas, dia quente, ar-condicionado ligado e muito trânsito na capital paulista. O torque que os carros elétricos têm em comparação com modelos similares à combustão é assustadoramente maior, a resposta no acelerador é imediata, é preciso tomar muito cuidado nos primeiros momentos de adaptação. O conforto interno é similar ao irmão com motor a explosão interna, o isolamento acústico é muito bom e, realmente, o mundo ao redor faz muito barulho, abrindo-se a janela, o motorista volta para a realidade da cidade grande.

Usar a função ECO neste modelo faz com que o JAC iEV 40 recarregue a bateria, ele começa a frear sozinho quando se tira o pé do acelerador usando o freio motor, no começo é meio estra nho, depois de algum tempo você se acostuma e até não pisa muito no pedal, as pastilhas e discos agradecem.

Os carros elétricos têm uma quantidade muito menor de peças móveis, com isso, o custo de manutenção será mais baixo, segundo Sergio Habib, nas revisões diminuem drasticamente a quantidade de itens que devem ser trocados, basicamente só o filtro de ar da cabine e o líquido de arrefecimento da bateria.

Todos os modelos terão 5 anos de garantia total, se der problema na bateria nesse período ela será trocada sem custo. Os carros chegam com parcerias para seguro (Sura), financiamento (Santander), venda e instalação de carregadores rápidos (EDP), é isento de rodízio (caso de SP),

devolução de IPVA (depende da cidade), mas ainda tem um pecado, mesmo com uma autonomia boa, Habib diz que “viagens longas devem ser evitadas”, vai saber onde você vai encontrar uma tomada…

Texto: Eduardo Abbas

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