Hyundai HB20 Latin NCAP

Ambos os modelos apresentaram resultados piores diante dos novos protocolos mais rígidos; confira os vídeos

 

O Latin NCAP revelou hoje (8) os últimos resultados do ano, sendo que vários testes acabaram sendo atrasados em função da pandemia por Covid-19 – estes serão anunciados somente em 2021. Nesta bateria, foram testados o Hyundai HB20 e o Ford Ka, ambos fabricados no Brasil.

 

Resultados Hyundai HB20

Hyundai HB20 Latin NCAP

O HB20 recebeu zero estrela de proteção nos testes de impacto, lembrando que o modelo foi testado também em 2019, quando havia recebido uma estrela para adultos e três para crianças. Agora, seguindo os novos protocolos, teve seu resultado rebaixado. Os resultados finais foram 19% de proteção para adultos, 10% para crianças, 43% para pedestres e 14% de assistentes de segurança.

Hyundai HB20 Latin NCAP

O modelo testado conta com dois airbags de série, apresentando proteção de impacto frontal média e proteção de impacto lateral ruim para o tórax. Já no teste de chicote cervical, chamado whiplash, o seu desempenho também foi considerado ruim. Junto com a ausência de controle de estabilidade (ESC) como equipamento de fábrica, o modelo acabou com zero estrela.

Veja o vídeo dos testes:

 

 

 

Resultados Ford Ka

O Ford Ka ficou também ficou com zero estrela, com resultados finais de 34% de proteção para adultos, 9% para crianças, 50% para pedestres e 7% em assistentes de segurança. A entidade ressaltou que o modelo europeu possui outros equipamentos, o que eleva o nível de segurança frente ao carro brasileiro.

Ford Ka Latin NCAP

Também dotado de dois airbags de série, o Ka apresentou uma proteção de impacto frontal média e de impacto lateral fraca para o tórax. No teste de chicote cervical (whiplash), o resultado foi considerado ruim e ele também não traz ESC como equipamento padrão.

Vale lembrar que o Ford Ka passou por dois testes anteriores pelo Latin NCAP: em 2015 recebeu quatro estrelas para adultos e três para crianças e, em 2018, ficou com três e quatro estrelas, respectivamente, seguindo os protocolos anteriores.

Ford Ka Latin NCAP

Diante dos novos resultados, a Ford já se posicionou que está trabalhando em melhorias para o modelo, disponível nas carrocerias hatch e sedã, o que inclui ESC e airbags laterais de série em todas as versões. O Latin NCAP informou que testou uma versão mais equipada do Ka e os resultados realmente confirmam uma melhor proteção. Porém, os resultados serão atualizados somente quando a fabricante incorporar esses itens como padrão para toda a região da América Latina e do Caribe.

Veja o vídeo dos testes:

 

O Latin NCAP destaca que ambos os modelos foram avaliados em impacto frontal e lateral, chicote cervical e proteção de pedestres, sendo que nenhum passou pelo teste de impacto de poste lateral.

“Modelos populares como HB20 e Ford Ka são vendidos com zero estrela, enquanto seu concorrente direto, o Novo Onix, oferece seis airbags, ESC, proteção para pedestres e SBR nos bancos dianteiros e traseiros de série e 5 estrelas de segurança para ocupantes adultos e crianças. O Latin NCAP incentiva a Ford e a Hyundai a melhorar substancialmente a segurança padrão do Ka e do HB20 para o mesmo nível do Novo Onix o mais rápido possível”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Share This