Confira todos os preços, versões e equipamentos da segunda geração do Hyundai Creta
A Hyundai lança no Brasil a segunda geração do Creta, que estreia com visual completamente reformulado, novos equipamentos e motor turbo para a maioria das versões. O novo Creta 2022 será vendido em quatro acabamentos, com preços entre R$ 107.490 e R$ 146.990. A pré-venda do SUV terá início nesta quarta-feira (25), com as primeiras entregas previstas para meados de setembro.
O Creta de segunda geração será vendido nas versões Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. As três primeiras trazem sempre motor 1.0 turbo e deverão responder por 90% das vendas, de acordo com a Hyundai. A topo de linha é a única com motorização 2.0 e deverá complementar em 10% o mix de versões/motores. Nós já dirigimos a nova geração do Creta – confira aqui nossa avaliação das versões Platinum 1.0 turbo e Ultimate 2.0.
O modelo continua a ser feito na mesma plataforma do antecessor, que teve a nomenclatura global atualizada de PB para K2. Nas medidas externas, o novo Creta está 10 mm mais comprido (4.300 mm ao todo), 10 mm mais largo (1.790 mm) e 20 mm maior na distância entre eixos (2.610 mm). A altura permanece a mesma, com 1.635 mm. Apesar do maior porte, o porta-malas teve ligeira redução no volume, que passou de 431 no antigo para 422 litros neste novo modelo (9 litros a menos).
O visual traz uma evolução em relação ao novo iX25 chinês, embora ainda mantenha traços que poderão dividir opiniões – como ocorreu na mudança de geração da linha HB20. Na dianteira, o novo Creta passa a ter faróis divididos em andares, com até quatro peças formando o conjunto. No alto, dois componentes sublinham as luzes de rodagem diurna, enquanto a peça central traz os faróis principais, que utilizam bloco elíptico com luzes halógenas em todas as versões, com exceção da topo de linha (a única do tipo full LED).
O desenho da moldura da grade remete ao antecessor, assim como a coluna dianteira na cor preta. Na lateral, um vinco pronunciado percorre as portas para fazer a interligação entre os para-lamas. A coluna traseira traz um arremate que pode vir na cor prata ou preto, mesmo tom aplicado como opcional ao teto. A rodas têm novo desenho em todas as versões e podem vir nas medidas de 16, 17 ou 18 polegadas (tamanho inédito para o SUV).
Na traseira, as lanternas repetem o estilo da iluminação dianteira, com quatro peças que formam o conjunto superior, além das luzes de ré deslocadas para o para-choque. A tampa traseira recebeu novos vincos em relação ao ix25 e teve o brake-light reposicionado para o defletor superior.
Do lado de dentro, o Creta aposta em painel com desenho estilo duplo cockpit, onde as seções do motorista e passageiro são bem definidas. O volante possui quatro raios de todas as versões e revestimento em couro a partir da intermediária. A central multimídia pode ter tela de 8 ou 10,2 polegadas, sempre com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay via cabo.
A Hyundai investiu em novos equipamentos para o SUV. Isso inclui 6 airbags de série desde a versão básica, além de teto solar panorâmico, freio de estacionamento com acionamento eletromecânico, câmeras 360º, auxiliar de pontos cegos via câmeras, carregador de celular por indução, seletor de modos de condução e sistema de condução semiautônomos – veja ao final do texto os itens de série e preços de cada versão.
Na mecânica, o novo Hyundai Creta 2022 possui duas opções de motorização. O 1.0 TGDI, três cilindros turbo flex utilizado no HB20, produz 120 cv de potência a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm com etanol ou gasolina. Já o 2.0 aspirado da família Nu recebeu atualizações para melhor eficiência e passa a ser chamado de 2.0 Smartstream. Agora, produz 167/157 cv de potência a 6.200 rpm e 20,6/19,2 kgfm 4.700 rpm – aumento de 1 cv e 0,1 kgfm com etanol ou gasolina. Para toda a linha, o câmbio é sempre automático de 6 marchas e a tração, somente dianteira.
As suspensões mantêm o arranjo do tipo McPherson, na dianteira, e por eixo de torção, na traseira, mas ganharam nova calibração. Os freios passam a ter discos também na traseira desde a versão básica – na geração anterior, o SUV trazia freios a tambor no eixo traseiro em toda a gama.
Para as versões com motor 1.0, o consumo do Creta 2022 no padrão do Inmetro é de 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l, na estrada, com etanol. Com o combustível de origem fóssil, as médias são de 11,6 km/l (urbano) e 12 km/l (rodoviário). Já o novo Creta 2.0 registra consumo de etanol de 7,7 km/l na cidade e 8,7 km/l, na estrada, com o derivado da cana de açúcar. Com gasolina, na mesma ordem (cidade/estrada), são 10,9 km/l e 12,4 km/l. Todas as versões possuem sistema stop-start (chamado pela Hyundai de Stop & Go).
O novo Hyundai Creta será vendido em seis cores, sendo duas sólidas (preto Onix e branco Atlas), três metálicas (prata Sand, prata Brisk e cinza Silk) e uma perolizada (azul Sapphire). Opcionalmente, a versão topo de linha pode traz teto na cor preta (Dual Tone). O modelo possui garantia de fábrica de 5 anos, como os demais Hyundai.
Em uma estratégia semelhante à adotada pela Caoa com ix35/Tucson, o Creta de antiga geração permanecerá à venda em versão única, Action (R$ 96.490), com motor 1.6 flex e câmbio automático, para ser a opção de entrada entre os SUVs da marca.
Preços, versões e equipamentos do Hyundai Creta 2022
Hyundai Creta Comfort 1.0 turbo AT6 2022 – R$ 107.490
Principais equipamentos de série: 6 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, freios a disco nas 4 rodas, sistema stop-start (Stop & Go) monitoramento indireto da pressão dos pneus (iTPMS), faróis halógenos com projetor, luzes de rodagem diurna em LED, central multimídia com tela de 8”, câmera de ré, controle de cruzeiro, alarme perimétrico, limitador de velocidade, ajuste de altura e distância para o volante e rodas de liga leve de 16”.
Hyundai Creta Limited 1.0 turbo AT6 2022 – R$ 120.490
Principais equipamentos de série: itens da versão Comfort + conectividade remota BlueLink, rodas de liga leve de 17”, faróis de neblina, retrovisores rebatíeis eletricamente, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital com ajuste automático, chave presencial, volante de couro, saídas de ventilação para o banco traseiro, alarme volumétrico e borboletas no volante.
Hyundai Creta Platinum 1.0 turbo AT6 2022 – R$ 135.490
Principais equipamentos de série: itens da versão Limited + teto solar elétrico panorâmico, bancos em couro na cor marrom e ventilação para o motorista, seletor de modos de condução, quadro de instrumentos com tela colorida de 7”, freio de estacionamento com acionamento eletromecânico, alerta de esquecimento de crianças ou objetos no banco traseiro, central multimídia com tela de 10,2”, sistema de câmeras 360º e auxiliar de pontos cegos com câmeras nos retrovisores.
Hyundai Creta Ultimate 2.0 AT6 2022 – R$ 146.990
Principais equipamentos de série: itens da versão Platinum + alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência e centralização em faixa de rodagem, detector de fadiga do motorista, farol alto automático, rodas de liga leve de 18”, bancos e painel nas cores bege e marrom, faróis full LED, lanternas em LED e sensor de estacionamento dianteiro.
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*Hyundai Creta Action 1.6 AT6 2022 – R$ 96.490 (ANTIGA GERAÇÃO)
Principais equipamentos de série: sistema stop-start, sistema de som com Bluetooth, rodas de liga leve de 16”, controle de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, alarme perimétrico, controle de cruzeiro e ajuste de altura e distância para o volante.
Fotos: Frasnelli Studio e Divulgação/Hyundai
maravilhosooooo
O preço é absurdo.
O preço da Creta Top de linha nova geração, 22, Hyundai Creta Ultimate 2.0 ficou muito alto, em comparação com a Top da geração anterior Prestige 2.0. Provavelmente migrarei para o para o Nissan Kicks.
Sensor de chuva?
Não tem retrovisor eletrocrômico em nenhuma versão???