Google patenteia sistema de sensor de buracos

Apesar de acreditarmos que é só no Brasil que enfrentamos ruas esburacadas, este problema é menos exclusivo que a gente imagina. Na verdade, é uma “epidemia” mundial, que já chamou a atenção do Google. Conforme noticiado no site Popular Mechanics, a gigante de tecnologia patenteou um sistema capaz de mapear os buracos nas ruas.

Você já viu aqui no CARRO ONLINE que a Jaguar Land Rover está desenvolvendo um sistema com a mesma utilidade: avisar os motoristas onde estão essas ameaças às rodas e suspensão. Contudo, ao menos aparentemente, o sistema do Google é um pouco mais simples.

Por meio de sensores instalados no conjunto de suspensão do carro, um software consegue identificar quando o veículo passa por cima de um buraco (por meio da variação brusca de altura do amortecedor) e o programa automaticamente salva a localização do incidente na nuvem para compor os dados do mapa do GPS.

O objetivo é classificar as vias mais esburacadas tanto para evitá-las (se possível), quanto para priorizar seus consertos, considerando que a tecnologia possa ser acessada pelas autoridades públicas. A intenção por trás da patente está intimamente ligada ao desenvolvimento de carros autônomos da empresa.

Para quem está acostumado a desviar da “buraqueira”, talvez com este recurso seja preciso uma mudança de hábitos para que o mapa do Google possa ser preenchido com os alertas. Imagine só se a tecnologia for mesmo difundida por aqui. Aplicativos como o Waze (que pertence ao Google), por exemplo, poderiam ter mais uma categoria de rotas: além da mais rápida ou sem pedágios, haveria a “menos esburacada”. Interessante, não?

Share This