É possível fazer a reserva do Mustang Mach 1 a partir de hoje, com entregas a partir de junho; esportivo possui motor V8 de 483 cv
A Ford inicia hoje (16) a pré-venda do Mustang Mach 1, um dos três lançamentos anunciados pela marca para chegar ao Brasil, junto com o SUV Bronco e a van Transit renovada. Embora seja uma edição limitada, a fabricante não divulgou o número exato de unidades que serão trazidas ao País. O modelo poderá ser reservado em qualquer concessionária Ford, pelo preço de R$ 499.000. A entrega das primeiras unidades da pré-venda está prevista para junho.
A Ford informa que, desde a chegada oficial do Mustang ao Brasil em 2017, já foram comercializadas cerca de 1.700 unidades. Agora com o Mach 1, deixará de ser oferecido por aqui o Mustang Black Shadow. O modelo já é oferecido nos Estados Unidos e recentemente passou a ser comercializado também na Europa.
Criado em 1969, o Mustang Mach 1 original quebrou 295 recordes de velocidade e resistência nas pistas. A versão foi reeditada nos modelos 1971, 1974, 2003 e 2004. Desenvolvido para entregar o máximo em desempenho, seu nome vem do termo usado para se referir à velocidade do som.
Visualmente, ele traz diversos componentes projetados para melhorar a aerodinâmica, como o aerofólio exclusivo e as duas grades posicionadas na parte de baixo do para-choque dianteiro que servem para reduzir a turbulência. Além disso, o Mach 1 exibe a característica grade frontal com um elemento interno que a diferencia das demais versões do Mustang. Completam o design as faixas laterais e no capô e as rodas de 19 polegadas. Por dentro, destaque para a placa numerada que identifica se tratar de uma edição limitada.
Conjunto mecânico
O Mustang Mach 1 vem equipado com o motor 5.0 V8 Coyote que entrega 483 cv a 7.250 rpm e 56,7 kgfm a 4.900 rpm, acoplado ao câmbio automático de 10 marchas. Para comparar, nos Estados Unidos ele rende 480 cv mas, no Reino Unido, a Ford reajustou o V8 para render 460 cv. A fabricante reforça que foi empregada uma nova calibração de motor e transmissão para oferecer 17 cv a mais em relação ao Black Shadow, além do uso de um novo conversor de torque para melhorar o desempenho do câmbio automático.
Há também sete modos de condução que podem ser selecionados pelo condutor, alterando parâmetros de trocas de marcha, resposta do acelerador, atuação dos freios ABS, do controle de estabilidade e de tração, suspensão adaptativa, ruído de escapamento e ajuste da direção.
O Mach 1 possui diversos componentes herdados de outras variantes do Mustang. Do Bullitt, por exemplo, ele pegou a barra anti-torção e o sistema de indução de ar. Já do Shelby GT 350 emprestou coletor de admissão, corpo de borboleta maior, sistema de arrefecimento do motor e radiador da transmissão. Por fim, ele herda do Shelby GT 500 escapamento, difusor traseiro, conjunto de braços e buchas da suspensão traseira e sistema de arrefecimento do diferencial traseiro. Completam a mecânica os freios Brembo de 15″ com piças de alumínio e a suspensão adaptativa MagneRide com ajuste independente nas quatro rodas.
Equipamentos de série
O Mustang Mach 1 terá diversas funcionalidades em conectividade graças ao app Ford Pass, incluindo travamento e destravamento remoto, partida remota com climatização, alerta de acionamento do alarme, alertas de funcionamento do veículo, acompanhar o nível de combustível, hodômetro remoto, sistema de localização, partida remota agendada e verificação da pressão dos pneus.
Ele conta ainda com a central multimídia Sync 3 com sistema de som Bang & Olufsen de 1.000 W, comandos de voz, bluetooth, duas entradas USB e espelhamento de smatphones via Apple CarPlay e Android Auto.
O esportivo possui tecnologias semiautônomas como alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem de emergência, além do assistente de permanência de faixa com detecção de fadiga, avisando o motorista para fazer o pausa se o sistema for acionado muitas vezes na sequência.
Fecham a lista de equipamentos: sensor de chuva, controle de estabilidade e tração, oito airbags, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, farol auto automático, sensor de ponto cego, painel de instrumentos digital com tela 12″ e escapamento ajustável (silencioso, normal, esportivo e pista).
Fotos: Divulgação