Modelo legendário nos Estados Unidos, utilitário voltará ao mercado usando a base da picape média
A Ford se prepara para o relançamento do Bronco, SUV baseado nas picapes Série F e que foi produzido nos Estados Unidos entre 1966 e 1996. Porém, desta vez, o modelo retorna como um lançamento global.
A marca do oval não divulgou muitas informações a respeito do novo Bronco. Mas já se sabe que, diferente das gerações anteriores, o novo SUV agora será construído sobre a plataforma T6, a mesma empregada na picape média Ranger.
Até o momento, a Ford mostrou apenas imagens do carro camuflado. Mas o lançamento não está distante. De acordo com a montadora americana, a apresentação do SUV acontece ainda no 1º semestre deste ano – mais especificamente no segundo trimestre.
A sexta geração do Bronco chegou a ganhar um conceito no Salão de Detroit de 2004, com design inspirado no modelo original e baseado na arquitetura global da Ranger.
Confira o vídeo:
Cinco gerações
O Bronco de primeira geração (de 1966 a 1977) nasceu como um off-road compacto, medindo 3,85 m de comprimento. Ele trazia inicialmente motor 2.8 de seis cilindros, com transmissão manual de três marchas. Depois, ele ganhou as opções de motor V8 e transmissão automática.
Em 1967, a perua ganhou o pacote opcional Sport, com itens cromados e o nome Ford na grade pintado de vermelho, enquanto a versão roadster saiu de linha em 1968 e a picape, em 1972.
Em sua segunda geração (de 1978 a 1979), o Bronco entrou para o segmento de SUVs grandes, crescendo 71 cm no comprimento, 28 cm na largura e 10 cm na altura. Com a base da F-100 4×4, em versão encurtada, possuía teto rígido removível de fibra. Era equipado com motor V8, de 5,8 ou 6,6 litros, e pela primeira vez passou a oferecer capacidade para seis passageiros, com banco inteiriço opcional dianteiro.
O Bronco de terceira geração (de 1980 a 1986) foi baseado na F-150, conservando a distância entre-eixos de 2,64 m. Além de ganhar suspensão dianteira independente, ele voltou a oferecer um motor seis cilindros de 4,9 litros, ao lado do V8. Em 1982, o oval azul na grade dianteira substituiu as letras Ford no capô. Essa geração também foi montada e vendida na Austrália.
A quarta geração (de 1987 a 1991) acompanhou as mudanças da oitava geração da Série F, enquanto a quinta geração (de 1992 a 1996) renovou o design, alinhado com a nona geração da F-150. Ela introduziu vários itens de segurança, como cintos traseiros de três pontos, vigas de portas reforçadas e airbag do motorista de série. Nesse momento, a capota deixou de ser removível. Em 1996, a Ford anunciou o encerramento da produção do Bronco, que agora está perto de ser retomada e é aguardada com expectativa pelo mercado.
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