Chevrolet Onix Plus

O que força mais o motor, usá-lo com altas rotações ou acelerar muito com giro baixo? 
William de Oliveira – Rio de Janeiro, RJ

Em princípio não há restrição nessas duas condições, uma vez que todo motor é previsto para esses dois extremos em sua operação, isto é, não estará sendo forçado em ambas no sentido de abreviar sua vida útil. O que faz mal é usar rotação além do limite estabelecido, mas isso hoje é impossível na aceleração uma vez que a rotação é limitada pelo sistema de injeção de combustível. Mas numa redução de marcha com câmbio manual essa rotação pode ser ultrapassada facilmente, e pode ocasionar o problema chamado atropelamento de válvulas provocado por excesso de rotação, um dano bastante sério. Mas com câmbio automático ou robotizado inexiste tal possibilidade por o câmbio não aceitar redução que resulte em excesso de rotação.


No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp. Envie suas dúvidas para bob@revistacarro.com.br informando nome completo e cidade/estado de residência.

 

Leia mais

 

Troca ou não troca o óleo do câmbio automático?

Retirar o catalisador pode causar perda de rendimento do motor

Existe tolerância nos radares para registrar a multa?

Share This