O que força mais o motor, usá-lo com altas rotações ou acelerar muito com giro baixo?
William de Oliveira – Rio de Janeiro, RJ
Em princípio não há restrição nessas duas condições, uma vez que todo motor é previsto para esses dois extremos em sua operação, isto é, não estará sendo forçado em ambas no sentido de abreviar sua vida útil. O que faz mal é usar rotação além do limite estabelecido, mas isso hoje é impossível na aceleração uma vez que a rotação é limitada pelo sistema de injeção de combustível. Mas numa redução de marcha com câmbio manual essa rotação pode ser ultrapassada facilmente, e pode ocasionar o problema chamado atropelamento de válvulas provocado por excesso de rotação, um dano bastante sério. Mas com câmbio automático ou robotizado inexiste tal possibilidade por o câmbio não aceitar redução que resulte em excesso de rotação.
No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp. Envie suas dúvidas para bob@revistacarro.com.br informando nome completo e cidade/estado de residência.
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Boa tarde, tudo bom?
Meu filho ficou acelerando forte o carro na garagem por muito tempo.
Depois disso quando desligo a chave faz um barulho (TOC) entre o bloco do motor e coletor de admissão ao lado da TBI.* por essa região…
Meu carro um Peugeot 207, 1.4 8v 2012.
Alguém pode me ajudar a desvendar?
Temperatura normal…
Veículo 100%
O carro anda normalmente, não tem outro barulho, não fiquei a pé ainda….
Somente quando desligo a chave faz um (TOC)!
Foi depois do ocorrido com meu filho, no mesmo dia.
Desde já agradeço