Preencher um vazio no portfólio da picape Toro, a Fiat lançou nesta quinta-feira (3) uma versão com motor flexível mais potente, denominada Freedom, com propulsor Tigershark 2.4 e câmbio automático de nove marchas, ao preço de R$ 98.730. Ate agora, o cliente precisava escolher entre versões com motor E-torq 1.8 e câmbio A/T de seis marchas, ou a 2.0 diesel com câmbio A/T de seis ou nove velocidades.

A Toro Freedom será uma das estrelas da montadora no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre ao público no próximo dia 10.

Não há diferenças externas entre a Toro 1.8 e a 2.4 flex

A nova motorização produz 186 cv de potência e 24,8 kgfm torque quando abastecida com etanol, e 174 cv e 23,5 kgfm com gasolina. O câmbio é sempre automático de nove marchas. O objetivo dessa versão é minorar as críticas à Toro flex de um modo geral, já que a Freedom 1.8 é criticada pelo desempenho — sua potência máxima é de 139 cv.

De acordo com a fabricante, a Toro 2.4 acelera de zero a 100 km/h em 9s9 e atinge velocidade máxima de 200 km/h. O motor Tigershark 2.4 oferece 91% do torque máximo já a 2.000 rpm, além de contar com tecnologias interessantes, como o cabeçote MultiAir, que não usa comando de válvulas de admissão. Além disso, oferece a opção Sport, que altera parâmetros de motor e câmbio para oferecer uma condução mais “abusada”. 

Motor 2.4 Tigershark usa cabeçote com tecnologia Multiair

Com relação aos equipamentos, a Toro 2.4 segue o padrão de configuração da versão Freedom e oferece, entre outros itens, ar-condicionado, volante multifuncional com ajuste de altura, kit multimídia, controlador de velocidade, direção elétrica, vidros e travas elétricas e controle de estabilidade.

A expectativa da Fiat é que todas as opções flex da Toro fiquem com 70% dos emplacamentos do modelo, e as diesel, com 30%.

Os R$ 98.730 pedidos pela Toro Freedom 2.4 são os mesmo da Toro 2.0 4×2 a diesel e manual — mas a Fiat diz (provavelmente com razão) que os públicos-alvo são diferentes. Em relação à Freedom 1.8, a 2.4 é cerca de R$ 16 mil mais cara.

Share This