Fiat Toro Ultra

Linha 2022 da Toro ganha novo visual na dianteira, novo motor 1.3 turbo, nova central multimídia com tela vertical e mais equipamentos de segurança

 

A Fiat apresenta a picape Toro 2022 reestilizada, agora com um visual mais moderno sem perder as suas tradicionais linhas dianteiras que a tornam facilmente identificada nas ruas. Em um projeto desenvolvido localmente, o modelo muda por dentro e por fora, além de receber o novo motor 1.3 turbo flex, novas tecnologias, mais equipamentos e maior conectividade. Seguem à venda as versões: Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra. A novidade começa a chegar às concessionárias amanhã (23) e estará disponível em todo o país a partir de 15 de maio.

Lançada em 2016, a Toro soma quase 300 mil unidades vendidas em cinco anos, o que a coloca em uma posição de destaque no mercado brasileiro. Segundo a Fiat, atualmente, 52% das vendas da picape são das versões a diesel, enquanto 48% são flex. Além disso, Strada e Toro juntas representam 45% das vendas da Fiat no Brasil.

Fiat Toro Ultra

Por fora, a picape recebe nova grade frontal, que terá um desenho nas versões mais em conta e outro nas duas mais caras, Ranch e Ultra. O logo ganha posição de destaque, enquanto o conjunto óptico se mantêm dividido, mas agora trazendo faróis Full LED e luzes de seta que, de acordo com a fabricante, simulam o “olho” da Toro. Mudam ainda o capô, o para-choque e as rodas – que podem ser de 16″ na Freedom até 18″ nas configurações Ranch e Volcano.

Já o interior traz um desenho totalmente renovado para a cabine, com destaque para o console central que passa a abrigar a tela da central multimídia posicionada na vertical, como um tablet. Essa central oferece personalização, espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto com conexão wireless e opções de telas de 7″, 8,4″ ou 10,1″, dependendo da versão.

Fiat Toro Freedom

Fiat Toro Freedom

Além disso, pela primeira vez a picape recebe painel de instrumentos digital com tela de 7″, oferecendo diferentes modos de visualização como Sport e 4×4. Há ainda novos controles touchscreen para a climatização, carregador wireless para smartphones e mais porta-objetos, como um porta-celular no banco traseiro.

Fiat Toro Ranch

Fiat Toro Ranch

Conjunto mecânico

A Toro seguirá à venda com três opções de motorização: o 1.8 flex e o 2.0 a diesel seguem na gama, enquanto o 2.4 Tigershark sai de cena para dar lugar ao novo motor 1.3 Turbo Flex 270 da família GSE, dotado de sistema MultiAir, o mesmo que já equipa o novo Compass. Ele rende 185 cv etanol e 180 cv com gasolina, enquanto o torque é de 27,5 kgfm com ambos os combustíveis. Esse novo motor equipará as opções Endurance, Freedom e Volcano, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.

motor Fiat Toro Volcano

O EtorQ Evo 1.8 16V segue apenas na versão de entrada, a Endurance, entregando 139 cv de potência, também atrelado ao câmbio automático de seis marchas e com tração 4×2. Aliás, essa transmissão de seis marchas traz a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), reduzindo o consumo de combustível. Não haverá mais opção da Toro com câmbio manual, que antes era oferecido nessa configuração.

Já o propulsor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II) estará nas configurações Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

Fiat Toro Ultra

A plataforma é a global Small Wide, a mesma do modelo atual, com capacidade de carga de até 1 tonelada. O conjunto mecânico também manteve a suspensão McPherson na dianteira e Multilink na traseira, porém, recebendo amortecedores e molas novos. Uma das principais novidades fica com o diâmetro de giro, que melhorou 5%, segundo a Fiat.

A Toro também passa a oferecer o sistema E-Locker com TC+, que possui função similar ao sistema Locker, porém, realizado de forma eletrônica pelo controle de estabilidade (ESC). Ou seja, se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda. Ele será equipamento de série nas versões 4×2.

interior Fiat Toro Ultra

Conectividade e segurança

A picape ainda recebe assistentes de condução que formam o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), de série nas versões Ranch e Ultra e opcional para as configurações Freedom e Volcano. O ADAS inclui Frenagem Autônoma de Emergência, Comutação Automática do Farol e Aviso de Saída de Faixa. Integram também a lista de equipamentos sensor de estacionamento dianteiro e sete airbags.

interior Fiat Toro Volcano

Outra grande novidade é o sistema Fiat Connect, que estreia na Toro e na sequência estará em outros modelos da marca. São mais de 30 funcionalidade, incluindo: acesso por smartphone, smartwatch ou assistente pessoal, como a Alexa; informações do veículo (nível de combustível, por exemplo); travar e destravar as portas; ligar e desligar o motor; acionar luzes e buzina; localização do veículo em tempo real; wi-fi nativo 4G para até oito aparelhos; navegação; chamada de emergência; alertas de condução (alerta de valet, de velocidade máxima, de horário e de perímetro); assistente de recuperação e alerta preventivo de furto.

Outra novidade anunciada é a plataforma Cart integrada à central multimídia, que permite ao cliente fazer compras online pelo carro. Basta baixar o aplicativo e cadastrar o cartão de crédito. O serviço sincroniza, por exemplo, o preparo da refeição com a sua chegada. Ele permite ainda pagar pedágios pelo ConnectCar ou pagar o abastecimento nos postos de combustível, tudo pela central multimídia do veículo. O serviço chegará aos consumidores a partir do segundo semestre deste ano.

Veja os preços e equipamentos de cada versão da Fiat Toro 2022:

Endurance 1.8 EtorQ Evo AT6 – R$ 114.590 (era R$ 119.590)
Endurance 1.3 Turbo Flex AT6 – R$ 119.590
Ganha quadro de instrumentos digital de 7″, E-Locker TC+ e USB frontal, mais itens como seis airbags, central multimídia de 7″, leitor de pressão dos pneus (iTPMS), retrovisores com tilt down, comandos de áudio no volante, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, alarme, desembaçador traseiro, banco do motorista ajustável, isofix, piloto automático, luz diurna de LED, sensor de estacionamento traseiro, controles de estabilidade e tração, Hill Holder, revestimento de caçamba, rodas de liga leva de 16”, luz de iluminação da caçamba e lâmpadas traseiras de LED.

Endurance 2.0 diesel AT9 – R$ 152.990 (manteve)
Adiciona ESC OFF (4×4 low), tração 4×4 com seletor, controle eletrônico de descida e protetor de cárter.

Freedom 1.3 Turbo Flex AT6 – R$ 131.890
Ganha faróis Full LED, multimídia de 8,4″, rodas de liga leve de 17″, quadro de instrumentos digital de 7″, E-Locker TC+ e USB frontal, mais seis airbags, câmera de ré, volante em couro, ar-condicionado digital dual zone, para-sol com iluminação, apoio de braço frontal, tapete, barras longitudinais no teto, farol de neblina, capota marítima e maçanetas e espelhos na cor do veículo.

Freedom 2.0 diesel AT9 – R$ 164.390 (manteve)

Volcano 1.3 Turbo Flex AT6 – R$ 144.990
Ganha Fiat Connect, faróis Full LED, multimídia de 8,4″, quadro de instrumentos digital de 7″, E-Locker TC+, sensor de estacionamento dianteiro, pneus ATR, wireless changer e USB frontal, mais airbag de joelhos, roda de liga leve de 18”, bancos em couro, retrovisores com tilt down e luz de poça, apoia-braço traseiro, Keyless Enter-N’Go, assentos com ajuste elétrico e maçaneta e moldura da porta cromada.

Volcano 2.0 diesel AT9 – R$ 177.690 (manteve)
Adiciona ESC OFF (4×4 low), tração 4×4 com seletor, controle eletrônico de descida e protetor de cárter.

Ranch 2.0 diesel AT9 – R$ 185.490 (manteve)
Ganha Fiat Connect, faróis Full LED, multimídia de 10,1″, sistema ADAS, quadro de instrumentos digital de 7″, E-Locker TC+, sensor de estacionamento dianteiro, USB frontal, wireless charger e pneus ATR, mais espelhos externos cromados, barra de proteção para o vidro traseiro, barra de proteção cromada, santantonio cromado, estribo cromado, para-barro, assentos de couro acabamento marrom, acabamentos escurecidos e tapetes de carpete com bordados.

Ultra 2.0 diesel AT9 – R$ 187.490 (manteve)
Ganha Fiat Connect, faróis Full LED, multimídia de 10,1″, sistema ADAS, quadro de instrumentos digital de 7″, E-Locker TC+, sensor de estacionamento dianteiro, USB frontal, wireless charger e pneus ATR, mais capota rígida, cargo bag, nova bitola 10 mm maior, santantonio integrado, estribo preto, para-barro, rodas de liga leve de 17”, assentos de couro com acabamento vermelho, acabamentos escurecidos, maçaneta da porta na cor externa, bordado nas costas nos bancos dianteiros e tapetes de carpete com bordados.

 

Fotos: Divulgação

Share This