Fiat BravaA Fiat está comemorando o aniversário de 20 anos do lançamento do hatch Brava no mercado brasileiro. Apresentado em setembro de 1999, o modelo exibia um visual moderno para a época, especialmente pelas lanternas traseiras divididas em três partes.

Feito sobre a plataforma do Marea, chegou para brigar com Chevrolet Astra, por exemplo, sendo sucedido por Stilo e Bravo anos depois. A principal inovação, contudo, foi o fato de o Brava ser o primeiro carro da marca no Brasil a ser vendido pela internet.

Ao todo, foram comercializadas 43 mil unidades do hatch, fabricado em Betim (MG) até 2003. Um curiosidade: ele foi vendido até no Japão, onde recebeu o nome de “Bravissima”, visto que já havia outro modelo com o nome Brava por lá.

Ele trazia motor 1.6 16V do Palio, que rendia 106 cv de potência e 15,1 kgfm de torque. Havia, também, a versão esportiva HGT, sigla que hoje está presente no Argo e no Cronos, mas que estreou por aqui no Brava. Seu propulsor 1.8 entregava 132 cv e 16,7 kgfm.

Em 2001, ele passava a ser equipado com o 1.6 Corsa Lunga (“curso longo” em italiano), em referência ao curso maior dos pistões, rendendo 0,3 kgfm a mais de torque, embora mantivesse os 106 cv.

 

Leia mais

 

Fiat Uno 35 anos: relembre as versões mais emblemáticas

Fiat aumenta preços de Uno, Argo e Toro em até R$ 3.000

Fiat Toro é a picape com maior desvalorização no semestre

Share This