Ferrari 296 GTB

Novo cupê resgata o uso de motores V6 e pode rodar até 25 km em modo 100% elétrico

 

 

A Ferrari apresentou o 296 GTB, inédito superesportivo híbrido que resgata a utilização de motores V6 entre os modelos de Maranello – o primeiro foi o Dino, em 1957. Com 830 cv de potência, o novo cupê será lançado em 2022.

O nome do superesportivo combina a cilindrada do motor (2.992 cm) ao número total de cilindros (6), acrescentando ao final a sigla GTB, de Gran Turismo Berlinetta. O 3.0 V6 biturbo do 296 GTB produz 663 cv de potência, enquanto um motor elétrico entrega 167 cv adicionais. A potência total do conjunto é de 830 cv a 8.000 rpm, enquanto o torque chega a 75,5 kgfm a 6.250 rpm.

A bancada de cilindros deste V6 possui construção em ângulo de 120°, o que permitiu à marca instalar os turbos exatamente neste espaço. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 8 marchas e tração, traseira.

Híbrido do tipo plug-in, o cupê traz bateria de 7,45 kWh de capacidade, que pode ser recarregada em tomadas, pelo motor V6 ou pelos freios regenerativos para obter autonomia de 25 km em modo 100% elétrico. Segundo dados de fábrica, o Ferrari 296 GTB é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos – para alcançar os 200 km/h, são necessários 7,3 segundos. A velocidade máxima é de 330 km/h no modo híbrido – somente com o motor elétrico, o esportivo pode chegar a 135 km/h.

Mesmo com a adição de componentes do sistema híbrido, o peso é inferior a 1.500 kg (1.470 kg ao todo), com ótima relação peso-potência de 1,77 kg/cv. A distribuição, entretanto, não é exatamente a ideal: 40,5% na dianteira; 60,5%, na traseira.

 A inspiração para o visual do 296 GTB vem do SF90 Stradale, primeiro carro híbrido da marca. O modelo traz faróis e lanternas horizontais, coluna dianteira na cor preta, generosas entradas de ar laterais e saída central elevada de escapamento.

O modelo possui defletor móvel na traseira, que ajuda a gerar força vertical descendente (downforce) de até 100 kg – ao todo, os componentes do pacote opcional Assetto Fiorano package podem produzir 360 kg de downforce a 250 km/h.

Do lado de dentro, o ambiente também remete ao SF90, com quadro de instrumentos 100% digital, tela adicional voltada ao passageiro e volante com botões sensíveis ao toque, inclusive o de partida do motor.

Fotos: Divulgação

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