Estudo
do Capgemini Research Institute
revela que a preferência do consumidor por andar em carros autônomos deve
dobrar nos próximos 5 anos. Enquanto apenas 25% dos consumidores gostariam de
utilizar um veículo autônomo no lugar de um carro tradicional nos próximos 12
meses, mais da metade (52%) fala que os automóveis sem motorista serão seu meio
de transporte preferido até 2024. Segundo o instituto, a preferência por
veículos autônomos é maior entre consumidores chineses e os millennials.
A pesquisa ainda revelou que que os consumidores enxergam enormes benefícios
nos veículos autônomos em termos de eficiência de combustível (73%), redução
nas emissões de carbono (71%) e economia de tempo (50%). Mais da metade dos
consumidores (56%) dizem que estariam dispostos a pagar até 20% a mais por um
veículo autônomo em relação ao carro padrão.
Outro fato que foi constatado na pesquisa é que os carros autônomos vão assumir
um papel maior na vida diária dos consumidores. Quase metade (49%) dos
entrevistados estaria confortável com carros autônomos executando uma tarefa em
seu nome, e mais da metade (54%) confiaria em um veículo autônomo para deixar
ou buscar amigos e familiares que não dirigem, enquanto um em cada dois (50%)
espera carros autônomos para ajudá-los a economizar tempo para realizar outras
atividades, como por exemplo socializar ou fazer uma viagem.