Lupa E26

Startup produzirá no país três veículos elétricos para abastecer o mercado do Mercosul, incluindo um hatch, um furgão de carga e um SUV

 

A fabricante de veículos elétricos Lupa anunciou que terá uma fábrica no Uruguai para produzir seus modelos e abastecer o mercado do Mercosul. De acordo com informações divulgadas pelo site Argentina Autoblog, a empresa é uma startup com origem em Barcelona, na Espanha, e deve estrear seus primeiros veículos em junho de 2023.

Lupa E26

A unidade no Uruguai será a primeira da marca fora da Europa e deve ter capacidade para produzir 20 mil veículos por ano, com início das operações previsto para 2024. O objetivo é atender os mercados uruguaio e argentino, mas não há menção ao Brasil nesse primeiro momento.

Serão feitos no país vizinho três modelos. Os dois primeiros a chegar são um hatch chamado Lupa E26 e um furgão de carga chamado Lupa E66. Mais adiante virá um SUV batizado de Lupa E137.

Lupa E26

Todos utilizarão baterias de íon de lítio entre 42 e 64 kWh, entregando potência de até 140 cv e velocidade máxima de até 150 km/h. A autonomia prometida é de mais de 350 km, porém, não foram revelados ainda os dados por modelo.

Lupa E26

“Estamos muito felizes com este acordo. A América Latina é um mercado em pleno desenvolvimento e crescimento. É um grande desafio, mas vamos ter os melhores veículos em termos de relação qualidade/preço e queremos chegar em breve a todo o mundo”, disse a empresa espanhola em um comunicado oficial.

Lupa E26

O modelo de negócios da Lupa consiste em vender os veículos com ou sem as baterias, que são intercambiáveis e podem ser adquiridas à parte. A vida útil dessas baterias é estimada em 10 anos, podendo ser usadas depois disso como geradores de energia solar ou para gerar energia residencial, um outro produto oferecido pela Lupa. Na Europa, os modelos sem bateria são comercializados a partir de 11.500 euros e até 23 mil euros com baterias de 64 kWh.

Share This