O controle eletrônico de estabilidade (ESP ou ESC, nas siglas mais comuns) é um item muito importante no carro, pois ajuda o motorista em situações complicadas, como numa curva feita em maior velocidade do que o devido — nela, o controle trabalha para manter o carro no trajeto correto.
Diante desta situação, as montadoras passaram a oferecer este sistema como item de série em carros que antes o tinham apenas como opcional. Segundo estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), o número de carros vendidos com ESP de série no Brasil em 2015 cresceu 22,3%, em relação a 2014.
O levantamento considerou 299 modelos de carros vendidos no país, entre nacionais e importados. Das 917 versões vendidas, 549 trazem o ESP de série. No ano anterior, esse número era 499. O controle eletrônico de estabilidade será obrigatório em todos os carros vendidos no Brasil a partir de 2022.
Outro dado relevante é que nos carros fabricados (e não apenas vendidos) no Brasil e na América do Sul o crescimento de versões com o ESP de série foi de 49,4% ante 2014. Entre os importados o aumento da oferta foi de 19,9%, mas sobre uma base em que boa parte dos modelos já tem o sistema.
VÍDEO BEM-HUMORADO DA BOSCH MOSTRA EFEITO DO ESP:
No entanto, somente 18,5% dos hatches compactos e de entrada possuem ESP de série. Um degrau acima, e 82,% dos hatchs médios vendidos no país já oferecem o sistema. O mesmo se constata entre os sedâs: somente 12% dos pequenos têm o sistema, enquanto os médios são 67%.

