Crescimento chegou a 2% no primeiro semestre
Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Alfa Romeo/Divulgação
A Alfa Romeo vive um momento difícil que atrapalha seu crescimento após um projeto de renovação do portfólio em dois grandes mercados: Europa e Estados Unidos. A marca premium do grupo Stellantis conseguiu crescer apenas 2% no primeiro semestre de 2024. Por isso em comunicados distintos para cada mercado, a Alfa Romeo está simplificando a oferta de versões de seus veículos em busca de uma racionalização no processo de produção com foco em maior volume de vendas.
O primeiro indicativo de que as coisas não vão bem é que o SUV compacto Junior vendido não tem sido bem aceito. A expectativa era de vender até 70.000 unidades até dezembro mas esse número não irá se concretizar ao que tudo indica.
Por isso a Alfa Romeo irá simplificar a oferta dos seus veículos nos Estados Unidos. Lá são oferecidos o Tonale, Stelvio e o Giulia. O Stelvio Ti, o Tonale Sprint e o Giulia Veloce já deixam o catálogo. Para o Giulia haverá o kit Veloce com bancos especiais, freios reforçados e kit Assist para análise de desempenho do carro.
No caso do Tonale as vendas no mercado americano somaram 1.600 unidades o que é bem menos que um BMW X1, Mercedes GLA e Audi Q3 por exemplo. Na Europa as vendas vem crescendo em ritmo muito lento o que pode prejudicar os planos de renovação dos modelos de volume da marca italiana. O CEO Jean Philippe Imparato tem admitido que mudanças podem ser feitas em prol de um resultado mais robusto.