Hyundai Ioniq 5 2022

Hatch de visual retrô traz motores elétricos de 306 cv e promete autonomia de até 480 km

 

 

A Hyundai revelou o Ioniq 5, primeiro modelo da marca projetado para ter exclusivamente versões 100% elétricas. O novo hatch traz visual que mescla elementos futuristas com toques retrô e será o primeiro modelo da submarca Ioniq, com estreia prevista para este semestre na Ásia e Europa. A linha terá quatro novos modelos elétricos nos próximos anos: os hatches Ioniq 6 e Ioniq 7, um sedã e um SUV.

O Ioniq 5 é feito na nova plataforma do grupo Hyundai-Kia exclusiva para elétricos, chamada de E-GMP. O destaque da base é ampla distância entre eixos, de 3.000 mm, generosa para uma carroceria de 4.635 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.605 mm de altura.

O benefício do entre-eixos longo é a boa oferta de espaço na cabine, com bancos traseiros com ajuste de distância e até mesmo console central que corre por trilhos. O porta-malas possui 531 litros de capacidade na traseira e espaço extra de 57 litros sob o capô.

O modelo rompe com os traços do atual Ioniq, que possui versões híbridas e elétrica com estilo próximo ao do Toyota Prius. No novo, os traços serão majoritariamente retilíneos, com “grade” em forma de V, capô plano com dois vincos e faróis com luzes de rodagem diurna em formato retangular.

A traseira do Hyundai Ioniq 5 tenta replicar o conceito da dianteira, com iluminação das lanternas em forma de retângulo e feita por 256 pixels. A união entre as peças é feita por uma barra escurecida, com o nome do veículo ao centro. As rodas do Ioniq 5, de 20 polegadas, trazem visual de múltiplos raios. Outros destaques são os vincos irregulares na lateral e a larga coluna traseira.

Ao contrário do mostrado no teaser oficial, o Ioniq revelado nesta terça (23) não traz opção de câmeras no lugar dos espelhos retrovisores convencionais, como no Audi e-tron. Apesar disso, ele será vendido com maçanetas embutidas na carroceria para diminuir o índice de arrasto aerodinâmico.

Autonomia e recarga ultrarrápida do Ioniq 5

Na mecânica, o Hyundai Ioniq 5 terá duas opções: uma com apenas um motor traseiro (tração traseira) ou com dois motores, um em cada eixo (tração integral). As baterias podem ser de 58 kWh ou 72,6 kWh para qualquer uma das configurações. Na versão de dois motores, o Ioniq 5 produz 306 cv de potência e 61,7 kgfm de torque. De acordo com dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,2 segundos nesta versão. Para toda a linha, a velocidade máxima é limitada a 185 km/h.

A autonomia do modelo com a bateria de 72,6 kWh e tração traseira pode chegar a 480 km no padrão WLTP. O Ioniq 5 é compatível com sistema de recarga ultrarápida (de 800V ou 400V) das baterias. Em carregadores de 350 kW, é possível acumular 80% de energia nas baterias em apenas 18 minutos. Para “ganhar” 100 km de autonomia, são necessários apenas 5 minutos de recarga.

O Ioniq 5 também pode ser usado como fonte de energia para a recarga de aparelhos elétricos externos, como bicicletas elétricas ou equipamentos de camping. Para isso, há duas tomadas para recarga: uma interna (para quando o veículo está ligado) e outra externa, que pode ser usada com o veículo totalmente desligado.

O painel possui desenho minimalista, com destaque para as duas telas digitais de 12 polegadas, que fazem as vezes de quadro de instrumentos e central multimídia. O elétrico traz head-up display com função de realidade aumentada, frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de fadiga do motorista e assistente de farol alto, entre outros recursos. Os preços não foram revelados.

Fotos: Divulgação

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