Velocidade está longe de representar economia de combustível

As fabricantes estão reforçando a preocupação em projetar veículos econômicos e eficientes. Entretanto, a obrigação de gastar menos combustível não deve ficar restrita a elas, mas também aos motoristas. Veja algumas dicas úteis para você frequentar cada vez menos os postos de serviço. 

Quanto mais rápido você está, mais beberrão o carro fica

Velocidade está longe de representar economia de combustível. Às vezes, andar a 80 km/h na estrada e demorar um pouco mais para chegar ao seu destino pode representar uma economia de até 20% de combustível.

Precisa mesmo disso?

Pense duas vezes antes de encher o carro de “tralhas”. Com excesso de peso, o motor será mais exigido, principalmente se for 1.0. Então, carregue apenas o necessário no automóvel. Também é importante seguir as recomendações do fabricante em relação à capacidade de carga.

Vidros fechados

Esta prática já é conhecida e pode não ser tão fácil de seguir em dias de verão, mas andar com os vidros abertos aumenta a resistência ao ar, o que faz o veículo exigir mais do motor e, como consequência, gastar mais combustível. 

De olho nos pneus

Outra dica que parece óbvia, mas pouca gente segue à risca: se o fabricante estabelece um índice para a calibragem do pneu, ele deve sempre ser cumprido. Pneus murchos gastam mais combustível e desgastam mais rápido.

Marcha sempre engatada

Ao contrário do que muita gente acredita, andar na banguela não significa economia. Ao contrário. Carros modernos consomem menos combustível quando estão engatados e sem o pé no acelerador do que em ponto morto. 

Não é arrancada

Do que vai adiantar sair acelerando em todos os semáforos se, 200 metros depois, você vai encontrar um novo obstáculo? Além de gastar muito mais combustível, os freios também vão se desgastar mais rapidamente. Assim, em congestionamentos, só acelere quando a via estiver livre à sua frente. E, mesmo assim, faça de forma progressiva.

Carro em ordem

Nunca é demais lembrar: deixe a manutenção do veículo em dia, pois isso também ajuda a consumir menos combustível.

Share This