No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai. Confira abaixo uma das dúvidas respondida por nosso consultor técnico, Bob Sharp.

Tenho um VW Fusca 1996, daqueles conhecidos como “Itamar”. O carro veio com pneus radiais 165/80R15, Goodyear Metric, mas a medida não existe mais na Goodyear e em nenhum outro fabricante de pneus. Preciso trocá-los, como faço? Há alguma solução?
ALAOR SILVA – SÃO PAULO, SP

Esse é mesmo um problema sério, essa medida de pneu não é mais fabricada, algo surreal até. O próprio Fusca “Itamar” foi produzido com pneus de medida “errada”, tanto os da marca no seu carro quanto Firestone F560. A medida correta seria 155/80R15, mas àquela altura, 1993, esta medida havia desaparecido. A Volkswagen não teve alternativa senão usar o de seção transversal maior (165 mm), em detrimento das qualidades dinâmicas por terem diâmetro maior que o de projeto do carro. A fábrica fez questão, acertadamente, de que o renascido Fusca saísse da fábrica com pneus radiais, pela primeira vez na história do modelo no Brasil. Há duas soluções para o seu caso (e de muitos donos de Fusca, qualquer ano). Uma, usar os pneus diagonais 5.60-15 Firestone Campeão Supremo, o que é um retrocesso tecnológico. A outra solução é comprar pneus Pirelli, clássicos, importados, inclusive na medida correta 155/80R15, mas o problema é o preço, R$ 892,00 cada. Há também o 165/80R15, R$ 988,00. A distribuição exclusiva desta linha clássica Pirelli, para todo o Brasil, é da empresa Batistinha Garage, de São Paulo: www.batistinha.com.br.

- Publicidade -
- Publicidade -
Share This