Tenho um VW Polo ano 2008 modelo 2009 equipado com o motor EA 111. Comprei ele há 7 anos, sou o segundo dono. Na época ela tinha um KM de 85.000, porém aos 160.000 tive um problema onde tive que reparar (fazer) todo o motor. Este motor atualmente está com 220.00 mil km rodados.
Pergunta: me foi recomendado pela mecânica onde realizei o reparo utilizar o óleo 15w/40, mas como o motor é novo, seria correto eu usar essa viscosidade de óleo? Ou eu teria que seguir o manual do proprietário. uma vez que o motor está novo novamente e usar o especificado pelo fabricante. Pergunto isso pois no manual não fala que se eu precisar fazer um reparo, que medidas eu preciso adotar para que o veículo continue em plenas condições de uso.
Robson Rosa – Florianópolis/SC
Utilize o óleo recomendado no manual do proprietário, pois a recomendação se aplica tanto ao motor novo, zero-km, quanto ao motor que tenha sido reparado, ou esteja com alta quilometragem.
No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp. Envie suas dúvidas para bob@revistacarro.com.br informando nome completo e cidade/estado de residência.
Prezado Amigo: Vamos dividir a sua dúvida em 2 partes: 1a) Se o motor foi refeito totalmente ( Usinados / Substituídos os cilindros, trocados pistões , anéis, bronzinas fixas e móveis, reusinado o virabrequim e os eixos de comando de válvulas, trocada a bomba de óleo, etc, etc, o motor pode ser considerado novo-de-novo: Neste caso o óleo a ser aplicado é o que está especificado no manual. 2a) Agora , se o reparo foi parcial, ( digamos, trocados os anéis, e esmerilhadas as válvulas, verificadas as folgas axiais do virabrequim, ….bem…neste caso o melhor é usar um óleo um pouco mais viscoso ( SAE 10 W-40, por exemplo.) No caso de um motor com alta kilometragem ( acima de 100.000 km) este óleo também pode ser adotado ( SAE 10W-40 , ou até mesmo o SAE 15W-40). Dependendo o grau de desgaste natural do motor ( depende do uso e do esforço ao qual o motor é submetido ) o desgaste pode ser muito grande , e nesse caso a única solução é a retífica. ( em tempo: Motores retificados /reusinados corretamente voltam a condição operacional original , não importando quantas vezes ele seja reusinado. E para finalizar, uma informação importante: motores de pequena cilindrada ( 1.0 ou 1.2) tendem a ser utilizados em regime de rotações elevadas ( média de 2800 a 3500 RPM , enquanto motores de maior cilindrada ( 1.8 , 2,0 , 3,0 etc) por disponibilizar maior torque em baixa RPM , operam – na média – entre 1800 a 2500 RPM; Assim, então, fica evidente que os motores de baixa cilindrada se desgastam mais rapidamente.