Tudo que você precisa saber sobre os propulsores capazes
de rodar com etanol ou gasolina
Lançado em 2003, o VW Gol 1.6 Total Flex foi o primeiro carro brasileiro produzido em série capaz de rodar com gasolina e etanol em qualquer proporção. Mas mesmo não sendo uma tecnologia nova, muita gente ainda acredita em boatos sobre esse tipo de propulsor. Confira a seguir uma lista de mitos e verdades sobre os motores flex.
1 – Usar um só combustível pode viciar o motor – MITO
De acordo com Silvio França, supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da STP do Brasil, não existe a menor chance de isso acontecer. “O motor Flex possui um dispositivo chamado sensor lambda, que é responsável por informar ao módulo de injeção de combustível se há uma mistura e se ela está adequada ou não”, destaca.
2 – Posso misturar os combustíveis no tanque – VERDADE
Assim como o motor flex não se vicia, a sonda lambda permite que ele opere com qualquer proporção de gasolina ou etanol. “O módulo da injeção faz as contas e corrige a quantidade de combustível a ser injetada para que ocorra uma queima completa. Não é necessário esperar acabar um combustível para abastecer com o outro”, destacou França.
3 – Primeiro abastecimento deve sempre ser com gasolina – MITO
Muita gente já deve ter ouvido isso ao comprar um carro zero. Mas a informação não é verdadeira. E o motivo é o mesmo dos dois tópicos acima…
4 – Motor flex dura menos – MITO
Desde que a manutenção seja feita corretamente, motores flex e não flex tem uma durabilidade equivalente.
5 – Motor flex funciona pior no frio – MITO
Quando abastecido só com etanol, só a partida fica prejudicada nos dias mais frios. É para isso que os primeiros flex tinham o tanque auxiliar de gasolina, atualmente substituído em vários modelos por sistemas que pré-aquecem o combustível.
6 – Motor flex tem desempenho pior que um só gasolina ou só etanol – VERDADE
Quando comparado a um motor calibrado para apenas um tipo de combustível, os flex ficam atrás em termos de desempenho e, principalmente, consumo. Um dos motivos é que eles precisam trabalhar com uma taxa de compressão intermediária, para se adequar ao funcionamento com gasolina e etanol.
7 – Carros flex tem dois tanques separados – MITO
Nos flex mais antigos, alguns carros estavam equipados com um tanque de combustível adicional de gasolina apenas para a partida a frio. O tanque principal é o mesmo para ambos os combustíveis.
8 – Gasolina rende mais – VERDADE
As propriedades químicas da gasolina permitem uma redução no consumo de combustível quando o carro está abastecido com o derivado do petróleo. Por outro lado, o etanol tem propriedades antidetonantes superiores a da gasolina e permite que o propulsor desenvolva mais potência.
9 – Andar com o tanque na reserva é prejudicial – VERDADE
Seja com etanol ou gasolina no tanque. Esta é uma prática que não é recomendada. O combustível que fica no fundo do tanque tende a ter sujeira e acaba levando impurezas para o motor, podendo prejudicar o desempenho e provocar até complicações maiores, como a queima da bomba de combustível.
10 – Etanol é um combustível mais “limpo” – VERDADE
“A gasolina é composta basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). Ela apresenta como produtos de sua combustão o Dióxido de Carbono e Monóxido de Carbono. Já o álcool é um combustível que não afeta a camada de ozônio e, por isso, não é tão prejudicial para a atmosfera quanto a gasolina”, afirmou França.
Bom dia! Meu carro e total flex ,tem um tempo que abasteço com gasolina isso pode prejudicar o motor acendeu a luz da injeção eletrônica pode ser por causa disso?
Bom dia! Meu carro e total flex ,tem um tempo que abasteço com gasolina isso pode prejudicar o motor acendeu a luz da injeção eletrônica pode ser por causa disso?
carro flex tem no mundo todo não e so no brasil
Não tem problema andar com o carro na reserva, pois com o tanque cheio ou não a bomba sempre vai puxar o combustível de baixo, já que ela fica no fundo do tanque, isso é mito
Se eu abastecer meu carro com álcool e gasolina a mistura interfere no desempenho e qual combustível misturado acaba primeiro!?
Nos carros mais novos, de 2017 para cá, esse procedimento é desnecessário. Apenas o motor poderá – não é certeza -, custar um pouco mais a pegar. Nos mais antigos sim, era necessário rodar um pouco antes de desligar o motor, mas cinco quilômetros é suficiente.
Nos carros mais novos, de 2017 para cá, esse procedimento é desnecessário. Apenas o motor poderá custar um pouco mais a pegar. Nos mais antigos sim, era necessário rodar um pouco antes de desligar o motor, mas cinco quilômetros é suficiente.
O tubo pescador de combustível fica rente ao fundo do tanque, de modo que eventual sujeita é aspirada esteja o tanque cheio ou quase vazio.
A sonda analisa os gases de escapamento e por eles o módulo de comando eletrônico ajusta a relação a ar-combustível adequada, por isso é irrelevante o que está no tanque.
Thiago, essa informação é totalmente improcedente. A durabilidade do motor é a mesma independentemente de gasolina ou etanol.
Primeiramente, muito bom o artigo e site!
Uma questão que não achei explicação até hoje na internet: ao fazer o primeiro abastecimento do carro flex com outro combustível, depois de retirá-lo da concessionária, deve-se utilizar que proporção do novo para o carro reconhecer adequadamente?
Exemplo.: carro saiu da concessionária com 5 litros de álcool. Ao abastecê-lo com gasolina pela primeira vez, deve-se completar o tanque a fim de obter quase 100% de gasolina ou poderia ser uma mistura com % menor de gasolina?
Muito obrigado!
Dizem que gasolina é melhor pra durabilidade do motor. Verdade?
Ótima matéria, acaba de vez com rumores desse tipo, mas há quem ainda acredite nessas crendices inúteis de que motor Flex seja ruim ou que deixe de funcionar devido a troca de combustível
Motor flex, se a sonda é um aparelho que detecta a mistura rica ou pobre…
No então não pode misturar álcool é gasolina, pois ela faz uma medição de qual combustível esta rodando sendo assim, Se estiver gasolina e mas de 30% de álcool junto ao tanque, a sonda reconhece que esta rodando no álcool, e nisto o carro terá um gasto maior , pois a gasolina dura muito mas do que o álcool….
Comparando álcool é gasolina em tanque separados, gasolina roda muito mas km do que o álcool…
Carro flex pode rodar com os dois combustíveis mas separados um do outro.
Como que a sonda vai detectar se tem gasolina no tanque, se tem metade álcool junto ?
A sonda endoida não acha ??
Em outras palavras, carro flex é uma gambiarra que anda mal com os 2 combustiveis e gasta mais. É simples física, a taxa de compressão dos 2 combustiveis são diferentes. Não dá para fazer mágica e isto é imposto pelo governo e o consumidor não tem opção. Porque não fazer motores para cada combustível? O consumidor que faça sua escolha. Agora, impor esta porcaria… só no Brasil.
Referente a não usar o tanque de combustível no final… Se o pescador fica no fundo não se usa sempre combustível “sujo” ? E isso não fica retido no filtro?
Discordo do ponto um em termos. Meu carro foi abastecido durante muito tempo apenas com gasolina que acabou sujando a sonda ao longo do tempo. Ao abastecer etanol novamente, levou alguns dias para ele funcionar bem novamente (provavelmente o etanol conseguiu limpar a sonda)
Podemos abastecer com gasolina aditivada no motor flex
vejo alcool como : menos poluente..porém apodrecendo mais rápido a descarga..e quem usa alcool demais a durabilidade do motor é menor, e misturar combustível metade de um e metade de outro não dá economia.
Importante dizer que ao abastecer com gasolina, há sempre um barulho monitor do carro em baixa rotação, parece que tem uma panela batendo dentro do motor, ou como é conhecido, ele fica grilando, para não ter esse incômodo, deve abater com etanol.
Olá,muito obrigada por tirar minhas dúvidas.
Eu só ando no etanol uma vez coloquei gasolina ai tive que forçar a partida pois o carro não queria pegar.
E dizem que quando troca o combustível que está usando deve ser andado no mino 10km sem desligar o carro para a sonda reconhecer..verdade ou mito?
Eu só ando na gasolina qiero abastecer com álcool e verdade que tem que andar alguns quilômetros para o sensor reconhecer o combustível.
Obrigado por tirar minhas dúvidas , respostas esclarecedora 💪💪✌️✌️