Entre levar para a garagem um veículo já disponível no mercado ou esperar a chegada de um novo modelo, o que fazer? Descubra a resposta em nosso guia!
Textos: Fernando Lalli e Gustavo de Sá
Se trocar de carro ou comprar o primeiro zero-quilômetro está na sua lista de prioridades para este ano, não feche negócio antes de consultar nosso guia especial. O objetivo é mostrar se vale a pena fechar negócio com um modelo já disponível nas concessionárias ou aguardar a chegada de um veículo inédito ou atualizado que está para sair do forno. Neste quinto duelo (de sete ao todo), confira o embate entre o Volkswagen Tiguan Allspace e o futuro Volkswagen Tarek.
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AGORA
Volkswagen Tiguan
A Volkswagen prometeu cinco novos SUVs no Brasil até 2020. O primeiro dessa leva foi a segunda geração do Tiguan, que vem do México somente na configuração Allspace, com entre-eixos alongado e opção de até sete lugares. O motivo para essa estratégia é o Tarek, outro SUV de porte médio que será produzido na Argentina a partir do próximo ano (veja ao lado).
O Tiguan atualmente é oferecido nas versões 250 TSI (R$ 128.990), Comfortline (R$ 149.990) e R-Line (R$ 184.990). As duas primeiras trazem motor 1.4 TSI flex de 150 cv e câmbio robotizado de dupla embreagem e seis marchas (DSG). Já o topo de linha vem sempre com o 2.0 TSI de 220 cv e caixa DSG de sete marchas.
Desde a base da gama, o Tiguan traz seis airbags, central multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado digital de três zonas, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, sensor de chuva e monitoramento da pressão dos pneus.
Com a chegada do Tarek, a Volkswagen deverá extinguir o atual Tiguan de entrada, deixando ao estreante a tarefa de competir com o Jeep Compass flex na faixa entre R$ 115 mil e R$ 145 mil. Para quem está em busca de um SUV de sete lugares, vale apostar agora no Tiguan Comfortline sem precisar esperar pelo futuro “irmão” argentino.
DEPOIS
Volkswagen Tarek
Nem mesmo o mais otimista dos diretores da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) poderia imaginar o sucesso que a segunda geração do Jeep Compass faria em nosso mercado. O SUV médio foi o mais vendido na categoria em 2018, mesmo com preço de partida acima dos R$ 110 mil. De olho no sucesso do rival, a Volkswagen desenvolveu um competidor praticamente sob medida para o Jeep.
Conhecido na China como Tharu (foto), o Tarek será feito na Argentina a partir de 2020 e deverá contar com as mesmas opções de motorização do Tiguan (1.4 TSI de 150 cv e 2.0 TSI, este último com ajuste de 190 cv – ante 220 cv no Allspace R-Line). O segredo para o preço menor do Tarek pode estar na adoção de recursos mais baratos, como câmbio automático convencional e suspensão traseira por eixo de torção nas versões básicas (enquanto o Tiguan adota DSG e multibraço, respectivamente).
O Tarek chinês tem 4.453 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.632 mm de altura e 2.680 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, ele é 37 mm mais comprido que um Compass, porém 248 mm mais curto que um Tiguan Allspace. Se você está de olho em um utilitário esportivo na faixa de R$ 130 mil, vale apostar no Tiguan Allspace. Mais refinado, ele cumpre bem a função de SUV médio na gama Volkswagen.