Entre levar para a garagem um veículo já disponível no mercado ou esperar a chegada de um novo modelo, o que fazer? Descubra a resposta em nosso guia!
Textos: Fernando Lalli e Gustavo de Sá
Se trocar de carro ou comprar o primeiro zero-quilômetro está na sua lista de prioridades para este ano, não feche negócio antes de consultar nosso guia especial. Para os próximos dias separamos sete duplas de automóveis com propostas e preços semelhantes entre si – sempre considerando a mesma marca ou grupo empresarial (caso da PSA, que engloba Citroën e Peugeot) – para mini duelos dentro da própria casa.
Entre as novidades mais aguardadas, estão as novas gerações de Chevrolet Prisma e Toyota Corolla, as reestilizações de Peugeot 2008 e Jeep Cherokee, e a estreia dos inéditos Mercedes-Benz Classe A Sedan, Volkswagen Polo GTS e Tarek. O objetivo é mostrar se vale a pena fechar negócio com um modelo já disponível nas concessionárias ou aguardar a chegada de um veículo inédito ou atualizado que está para sair do forno. Ficou curioso? Acompanhe nos próximos dias os mini duelos em nosso site!
AGORA
Lançado em 2012, o Cobalt ficou marcado pelas linhas estoicas de sua carroceria, fruto de uma época pouco inspirada do departamento de design da General Motors. A reestilização de meia-vida o deixou mais elegante. Agora em 2019, o sedã deverá ter seu ciclo encerrado no mercado ao ser substituído pela nova geração do Prisma, que ficará maior para competir com Virtus, City e Yaris Sedã.
O motor 1.8 de duas válvulas por cilindro gera 111/106 cv (E/G). Quando abastecido com etanol, não é propriamente econômico: em nossos testes, com câmbio automático de seis marchas, chegou à média de 7,5 km/l entre cidade e rodovia. Mas a robustez do trem de força, o espaço interno e o conforto de rodagem compensam a defasagem de desempenho.
Porém, seu posicionamento atual não o favorece. A versão topo de linha Elite (R$ 78.590) traz o básico que a faixa de preço exige: distribuição de frenagem (EBD), coluna de direção com regulagem em altura, direção eletroassistida, banco do motorista com ajustes manuais de altura, distância e inclinação do encosto, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, multimídia MyLink, entre outros. Considerando o que seus concorrentes diretos (e mais atualizados) oferecem, é pouco. Aguarde pelo novo Prisma.
DEPOIS
Baseado na nova plataforma GEM, que dará origem também aos novos Onix e Tracker, o Chevrolet Prisma vai crescer em sua nova encarnação, que chega ainda neste ano. Segundo o site chinês “Auto Home”, que vazou as primeiras imagens sem disfarce do modelo e baseiam a projeção cima, o novo Prisma (que será vendido na China como “Onix Sedan”) terá dimensões parecidas com as do Cobalt: 4,47 metros de comprimento (1 cm a menos que o Cobalt) e 2,60 m de entre-eixos (2 cm mais curto).
Debaixo do capô, uma nova geração de motores com 3 cilindros: 1.0 (com ou sem turbo) e 1.2 turboalimentado. Há a especulação de que a versão de topo tenha motor 1.3 turbo de 163 cv com dupla injeção, direta e indireta, mas podemos afirmar que a General Motors testa componentes do trem de força com a identificação “GEM 1.2” no Brasil há dois anos, pelo menos.
As unidades camufladas que rodam desde o ano passado pelo País deixam antever um carro mais alongado, com perfil bem próximo ao de Virtus e Yaris Sedã, e boa impressão de tamanho. Além da plataforma e dos motores mais modernos, o Prisma pode contar com a tecnologia de internet 4G a bordo, anunciada no último Salão do Automóvel de São Paulo pela fabricante. Vale demais a espera.
Concordo.Eu tenho um Elite 2017 45.000km. faço as revisões dentro do prazo, no mais e abastecer e rodar, faço 8.5km por litro com etanol na cidade. Carro ótimo.
Já foi falado que o novo Prisma se chamará ONIX SEDAN e custará 75mil.. O Prisma atual e o Cobalt não sairão de linha.
com certeza o de entrada vai passar de 70
É lamentável a possibilidade de encerramento da produção do Cobalt. É um veículo acima das expectativas em todos os itens.
Não acredito nesse preço de entrada para concorrer com o Yaris e/ou Virtus. Vai beirar os 80 mil.
Financiar
Vale esperar pra comprar o novo prisma?
Até concordo com a reportagem, o carro vai crescer de tamanho e mudar de categoria e o crescimento maior vai ser no preço, 60 mil, duvido, nem o de entrada vai ser esse preço