Entre levar para a garagem um veículo já disponível no mercado ou esperar a chegada de um novo modelo, o que fazer? Descubra a resposta em nosso guia!

Textos: Fernando Lalli e Gustavo de Sá

Se trocar de carro ou comprar o primei­ro zero-quilômetro está na sua lista de prioridades para este ano, não feche negócio antes de consultar nosso guia especial. O objetivo é mostrar se vale a pena fechar negócio com um modelo já disponível nas concessionárias ou aguardar a chegada de um veículo inédito ou atualizado que está para sair do forno. Neste quinto duelo (de sete ao todo), confira o embate entre o Volkswagen Tiguan Allspace e o futuro Volkswagen Tarek.

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AGORA

Volkswagen Tiguan

A Volkswagen prometeu cinco novos SUVs no Brasil até 2020. O primeiro dessa leva foi a segunda geração do Tiguan, que vem do México somente na configuração Allspace, com entre-eixos alongado e opção de até se­te lugares. O motivo para essa estratégia é o Tarek, outro SUV de porte médio que será produzido na Ar­gentina a partir do próximo ano (veja ao lado).

O Tiguan atualmente é oferecido nas versões 250 TSI (R$ 128.990), Comfortline (R$ 149.990) e R-Line (R$ 184.990). As duas primeiras trazem motor 1.4 TSI flex de 150 cv e câmbio robotizado de dupla embre­agem e seis marchas (DSG). Já o topo de linha vem sempre com o 2.0 TSI de 220 cv e caixa DSG de sete marchas.

Desde a base da gama, o Tiguan traz seis airba­gs, central multimídia de 8 polegadas, ar-condiciona­do digital de três zonas, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, sensor de chuva e monitora­mento da pressão dos pneus.

Com a chegada do Tarek, a Volkswagen deverá extinguir o atual Tiguan de entrada, deixando ao es­treante a tarefa de competir com o Jeep Compass flex na faixa entre R$ 115 mil e R$ 145 mil. Para quem está em busca de um SUV de sete lugares, vale apos­tar agora no Tiguan Comfortline sem precisar esperar pelo futuro “irmão” argentino.

 

DEPOIS

Volkswagen Tarek

Nem mesmo o mais otimista dos diretores da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) poderia imagi­nar o sucesso que a segunda geração do Jeep Compass faria em nosso mercado. O SUV mé­dio foi o mais vendido na categoria em 2018, mesmo com preço de partida acima dos R$ 110 mil. De olho no sucesso do rival, a Volkswagen desenvol­veu um competidor praticamente sob medida para o Jeep.

Conhecido na China como Tharu (foto), o Tarek será feito na Argentina a partir de 2020 e deverá contar com as mesmas opções de motorização do Tiguan (1.4 TSI de 150 cv e 2.0 TSI, este último com ajuste de 190 cv – ante 220 cv no Allspace R-Line). O segredo para o preço menor do Tarek pode estar na adoção de recur­sos mais baratos, como câmbio automático convencio­nal e suspensão traseira por eixo de torção nas versões básicas (enquanto o Tiguan adota DSG e multibraço, respectivamente).

O Tarek chinês tem 4.453 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.632 mm de altura e 2.680 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, ele é 37 mm mais comprido que um Compass, porém 248 mm mais curto que um Tiguan Allspace. Se você está de olho em um utilitário esportivo na faixa de R$ 130 mil, vale apostar no Tiguan Allspace. Mais refinado, ele cum­pre bem a função de SUV médio na gama Volkswagen.

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