Entre levar para a garagem um veículo já disponível no mercado ou esperar a chegada de um novo modelo, o que fazer? Descubra a resposta em nosso guia!
Textos: Fernando Lalli e Gustavo de Sá
Se trocar de carro ou comprar o primeiro zero-quilômetro está na sua lista de prioridades para este ano, não feche negócio antes de consultar nosso guia especial. O objetivo é mostrar se vale a pena fechar negócio com um modelo já disponível nas concessionárias ou aguardar a chegada de um veículo inédito ou atualizado que está para sair do forno. Neste terceiro duelo (de sete ao todo), confira o embate entre o Volkswagen Golf e o futuro Volkswagen Polo GTS.
Veja também:
> Compro Agora ou Depois: Chevrolet Cobalt x Novo Prisma
> Compro Agora ou Depois: Citroën C4 Cactus x Peugeot 2008 reestilizado
AGORA
Volkswagen Golf
A vida dos hatches médios não anda nada fácil no Brasil. Ford e Peugeot já confirmaram a interrupção nas vendas dos atuais Focus e 308, respectivamente, sem chance de sucessores no curto ou médio prazo. Neste segmento restarão, portanto, o líder Chevrolet Cruze Sport6 e o Volkswagen Golf.
O modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) é vendido atualmente em três configurações: Comfortline 200 TSI (R$ 91.790), Highline 250 TSI (R$ 112.190) e GTI 350 TSI (R$ 149.290). Porém, as duas variantes mais baratas terão forte fogo amigo em dobro nos próximos meses, com a estreia do VW T-Cross (também produzido no Paraná) e do Polo GTS, este último com preço estimado na casa dos R$ 95 mil.
O Golf traz de série desde a versão básica sete airbags, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 8” e volante multifuncional em couro com borboletas. A oitava geração do hatch é aguardada para o segundo semestre na Europa. Por aqui, a marca deve focar em novas versões de nicho, como a híbrida (GTE), elétrica (e-Golf) e esportiva (GTI). Portanto, caso sua escolha seja pelo médio da Volkswagen, vale negociar generoso desconto na linha atual. Ou esperar pela chegada do Polo GTS.
DEPOIS
VW Polo GTS
Não teremos no Brasil o Polo GTI europeu, que traz motor 2.0 TSI com 200 cv e câmbio DSG de seis marchas. A razão é que o preço ficaria muito próximo ao do Golf GTI, na casa dos R$ 140 mil. A filial brasileira da marca, então, decidiu criar uma versão nacional com visual muito próximo ao do GTI original, mas com coração mais manso.
O inédito Polo GTS terá o mesmo 1.4 TSI usado no Golf Highline, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Câmbio será sempre automático de seis marchas. Faróis em LED, para-choques, rodas de liga leve de 18 polegadas, saída dupla de escapamento e aerofólio traseiro: tudo será idêntico ao GTI europeu (exceto, obviamente, pelos emblemas na carroceria).
Na cabine, haverá bancos exclusivos, apliques vermelhos ao redor das saídas de ar e costuras na mesma cor para o volante em couro. O GTS deverá ter acerto de suspensão exclusivo, mas sem mudança no tipo de construção (McPherson na dianteira e eixo de torção, na traseira). O hatch deve ter preço na casa dos R$ 95 mil, o que pode parecer caro para um hatch compacto. Mas não custa lembrar que a quarta geração do Polo GTI, com motor 1.8 turbo de 150 cv e duas portas, chegou importada ao Brasil em 2007 por R$ 99,5 mil. Portanto, a espera pelo Polo GTS vai valer a pena!