Linha Ford Bronco 2021

SUV se transforma em uma linha de utilitários esportivos, sempre com tração 4×4 e visual “retrô”

 

A Ford revelou a nova família do Bronco, composta por três SUVs: Bronco 2 portas, Bronco 4 portas e Bronco Sport. Com construção do tipo carroceria sobre chassi, os dois primeiros têm maior capacidade off-road e proposta semelhante à do rival Jeep Wrangler. Já o Sport, com estrutura monobloco, mira o Jeep Compass e poderá vir ao Brasil em 2021.

Bronco 2 portas e 4 portas

A linha Bronco estreia em 7 versões de acabamento (Base, Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Badlands, Wild Track e First Edition), com preços entre 28.500 e 59.305 dólares.

Linha Ford Bronco 2021

O Bronco 2 portas possui 4.411 mm de comprimento, 1.826 mm de altura, 1.927 mm de largura e 2.550 de distância entre eixos. Já a carroceria de 4 portas tem, na ordem: 4.810/1.851/1.927/2.949 mm. As medidas podem variar de acordo com as versões, devido ao tamanho de pneus e alargadores de para-lamas.

Sob o capô, há duas opções de motores a gasolina: 2.3 EcoBoost de 274 cv e 42,9 kgfm de torque e 2.7 V6 EcoBoost de 314 cv e 55,3 kgfm. Ambos trazem câmbio automático de dez marchas – para o 2.3, há a opção de uma caixa manual de 7 marchas.

Ford Bronco 2021 4 portas

O Bronco é oferecido com dois sistemas de tração 4×4. O sistema básico utiliza caixa de transferência eletrônica, enquanto o avançado traz caixa com acionamento eletromecânico e modo sob demanda. De acordo com cada versão, há até 8 modos de condução: Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Areia, Deserto (Baja), Lama e Rochas. A suspensão é independente, na dianteira, e por eixo rígido, na traseira.

Ambas carrocerias trazem teto e porta removíveis, que podem ser armazenadas no próprio interior, em capas de proteção. Do lado de dentro, o painel adota linhas retas, também inspiradas no Bronco original.

Ford Bronco 2021 4 portas

A central multimídia Sync 4 possui opções de telas de 8 ou 12 polegadas, com atualização do sistema operacional pela “nuvem” e navegação integrada (importante para trechos off-road onde não há internet). O assoalho da cabine e os painéis de porta podem, opcionalmente, ter superfície feita de material lavável.

O Bronco conta ainda com opção de recursos de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de manutenção em faixa com correção ativa, entre outros.

Ford Bronco Sport 2021

Bronco Sport

A terceira opção de carroceria da nova linha de SUVs da Ford trata-se do Bronco Sport. Ao contrário dos outros dois modelos, construídos com a carroceria separada do chassi, o Sport é feito em uma base monobloco. Visualmente, o modelo é o único a não trazer o estepe pendurado na tampa traseira.

Ford Bronco Sport 2021

O objetivo da Ford com o Bronco Sport é competir com Jeep Compass e outros SUVs médios com tração 4×4.  O Bronco Sport traz duas opções de motores turbo, a gasolina: 1.5 EcoBoost de 183 cv de potência e 26,3 kgfm de torque e 2.0 EcoBoost de 248 cv e 38 kgfm. Ambos são acoplados a um câmbio automático de oito marchas.

Ford Bronco Sport 2021

Fotos: Divulgação

 

Share This