SUV se transforma em uma linha de utilitários esportivos, sempre com tração 4×4 e visual “retrô”
A Ford revelou a nova família do Bronco, composta por três SUVs: Bronco 2 portas, Bronco 4 portas e Bronco Sport. Com construção do tipo carroceria sobre chassi, os dois primeiros têm maior capacidade off-road e proposta semelhante à do rival Jeep Wrangler. Já o Sport, com estrutura monobloco, mira o Jeep Compass e poderá vir ao Brasil em 2021.
Bronco 2 portas e 4 portas
A linha Bronco estreia em 7 versões de acabamento (Base, Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Badlands, Wild Track e First Edition), com preços entre 28.500 e 59.305 dólares.
O Bronco 2 portas possui 4.411 mm de comprimento, 1.826 mm de altura, 1.927 mm de largura e 2.550 de distância entre eixos. Já a carroceria de 4 portas tem, na ordem: 4.810/1.851/1.927/2.949 mm. As medidas podem variar de acordo com as versões, devido ao tamanho de pneus e alargadores de para-lamas.
Sob o capô, há duas opções de motores a gasolina: 2.3 EcoBoost de 274 cv e 42,9 kgfm de torque e 2.7 V6 EcoBoost de 314 cv e 55,3 kgfm. Ambos trazem câmbio automático de dez marchas – para o 2.3, há a opção de uma caixa manual de 7 marchas.
O Bronco é oferecido com dois sistemas de tração 4×4. O sistema básico utiliza caixa de transferência eletrônica, enquanto o avançado traz caixa com acionamento eletromecânico e modo sob demanda. De acordo com cada versão, há até 8 modos de condução: Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Areia, Deserto (Baja), Lama e Rochas. A suspensão é independente, na dianteira, e por eixo rígido, na traseira.
Ambas carrocerias trazem teto e porta removíveis, que podem ser armazenadas no próprio interior, em capas de proteção. Do lado de dentro, o painel adota linhas retas, também inspiradas no Bronco original.
A central multimídia Sync 4 possui opções de telas de 8 ou 12 polegadas, com atualização do sistema operacional pela “nuvem” e navegação integrada (importante para trechos off-road onde não há internet). O assoalho da cabine e os painéis de porta podem, opcionalmente, ter superfície feita de material lavável.
O Bronco conta ainda com opção de recursos de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de manutenção em faixa com correção ativa, entre outros.
Bronco Sport
A terceira opção de carroceria da nova linha de SUVs da Ford trata-se do Bronco Sport. Ao contrário dos outros dois modelos, construídos com a carroceria separada do chassi, o Sport é feito em uma base monobloco. Visualmente, o modelo é o único a não trazer o estepe pendurado na tampa traseira.
O objetivo da Ford com o Bronco Sport é competir com Jeep Compass e outros SUVs médios com tração 4×4. O Bronco Sport traz duas opções de motores turbo, a gasolina: 1.5 EcoBoost de 183 cv de potência e 26,3 kgfm de torque e 2.0 EcoBoost de 248 cv e 38 kgfm. Ambos são acoplados a um câmbio automático de oito marchas.
Fotos: Divulgação
Fui ver! Só lamento o MESMO erro de TODAS as montadoras, que só trazem versões de luxo!
Tenho um CRV 2013, gostaria de trocar por outro (pode ser até de outra marca!), mas lá vem mais um carro com teto solar, que tira espaço entre o banco e o teto, que não preciso e nem quero pagar por esse opcional desnecessário! Além dessa besteira do teto solar, o Bronco oferecido no Brasil vem com botão giratório ridículo, sem alavanca de câmbio!
Ford >>> Jeep!