Furgões elétricos Citroën ë-Jumpy

Utilitários ë-Jumpy e e-Expert têm autonomia de até 330 km e compartimento de carga idêntico às versões com motor diesel

 

 

 

O Fiat 500 elétrico foi apenas primeiro passo do plano de eletrificação das marcas da Stellantis no Brasil. Ainda em 2021, a fabricante prepara a estreia do Peugeot 208 e-GT e do Jeep Compass híbrido 4xe. Já para próximo ano, a empresa vai apostar no mercado de veículos comerciais 100% elétricos, com a importação dos furgões Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert.

Praticamente sem rivais diretos, as versões a combustão de ambos os furgões têm bom desempenho em vendas, com mais de 3.700 unidades emplacadas no acumulado até julho. Com a estreia das variantes elétricas, Peugeot e Citroën almejam conquistar clientes que desejam formar uma frota elétrica para entregas urbanas. Atualmente, os principais furgões elétricos do mercado são o BYD eT3 (porte compacto) e o JAC iEV750V (porte grande).

Os furgões elétricos da Citroën e Peugeot têm motor elétrico de 138 cv de potência e 26,5 kgfm de torque máximo (com o modo de condução Power ativado). Já no modo Normal, a força máxima é reduzida a 109 cv e 21,4 kgfm. No Eco, por sua vez, o motor elétrico é limitado a entregar 81 cv e 19,4 kgfm. Nos três ajustes, a velocidade máxima é sempre de 130 km/h.

A Stellantis oferece duas opções de baterias, de 50 kWh ou 75 kWh. Para a primeira, a autonomia prometida é de até 230 km no padrão WLTP, enquanto a segunda promete estender o alcance em 100 km, chegando a 330 km. Em um wallbox de 7,4 kW de capacidade, a recarga total da bateria pode levar 8 horas. Em estações de recarga rápida, a bateria de maior capacidade pode alcançar 80% do nível em 45 minutos.

Na Europa, os furgões elétricos ë-Jumpy e e-Expert possuem três opções de carroceria, com comprimentos distintos: XS (4,60 metros), M (4,95 m) e XL (5,30 m). É nesta última configuração que ambos deverão chegar ao Brasil, mesmo tamanho das variantes com motorização diesel. Nesta configuração, os elétricos têm capacidade de carga de 1.375 kg e compartimento com 6,6 m3 de área útil (a mesma dos utilitários a combustão).

Fotos: Divulgação

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