Elétrico da GM ganha configuração SUV e fica até R$ 25 mil mais barato que o modelo anterior

 

A General Motors apresentou, nos Estados Unidos, o novo Bolt 2022. O hatch elétrico chega com visual reestilizado e agora tem a companhia de uma segunda carroceria com ares de SUV, chamada pela Chevrolet de Bolt EUV. Ambos fazem parte do plano da empresa de lançar 30 novos elétricos globais até 2025.

O Bolt 2022 já pode ser reservado nos Estados Unidos por 31.995 dólares, enquanto o Bolt EUV parte de 33.995 dólares. Curiosamente, ambos chegam com preço de tabela inferior à linha 2021, que começava em 36.620 dólares no hatch – desconto equivalente a cerca de R$ 25 mil na conversão direta. No Brasil, o Bolt 2020 é tabelado a R$ 262.100. A série de lançamento Lauch Edition do Bolt EUV terá o Super Cruise, teto solar, rodas exclusivas, emblemas especiais e porta de carregamento iluminada por 43.495 dólares.

Ambos os modelos da linha Bolt compartilham a plataforma. O novo Bolt EUV é 161 mm mais comprido (4.306 mm ao todo) que o hatch, 5 mm mais largo (1.770 mm), 5 mm mais alto (1.616 mm) e 75 mm maior na distância entre eixos (2.675 mm).

No Bolt 2022, a nova dianteira traz faróis divididos em dois blocos, com os principais alojados na parte inferior. A antiga “grade”, que já não permitia passagem de ar, deixa de existir – entre os faróis, há somente o logo da Chevrolet na cor preta. Na traseira, as lanternas estão mais afiladas e passam a ter luz de ré integrada, enquanto a tampa do porta-malas mantém o formato. O para-choque também foi redesenhado.

No EUV, nenhuma chapa externa é reaproveitada do hatch. O visual da dianteira do SUV é semelhante ao do hatch renovado, mas sem a ligação entre os blocos dos faróis e com para-choque mais pronunciado. Na lateral, o SUV não traz a vigia à frente dos retrovisores e possui novos vincos acima das maçanetas. Na traseira, o Bolt EUV traz tampa do porta-malas mais elevada, vidro mais inclinado e lanternas com desenho interno que remetem ao Volkswagen Nivus.

A cabine do Bolt 2022 (e sua versão SUV) traz painel totalmente redesenhado, com novas saídas de ventilação e comandos do ar-condicionado, central multimídia de 10,2 polegadas e volante inédito. O console central passa a ser interligado ao painel, enquanto a alavanca de seleção de “marchas” foi substituída por botões. O console central passa a ser interligado ao painel, enquanto a alavanca de seleção de “marchas” foi substituída por botões.

O Bolt EUV será o primeiro modelo da fabricante a trazer o sistema autônomo Super Cruise, que permite que o motorista tire as mãos do volante em rodovias mapeadas nos Estados Unidos e Canadá – segundo a GM, são mais de 320 mil km de estradas compatíveis com a tecnologia. Apesar de habilitar a condução autônoma do carro, o sistema Super Cruise monitora e exige que o motorista mantenha a atenção na via a todo instante.

Na mecânica, o Bolt manteve as especificações da linha anterior, com motor elétrico de 204 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. A bateria também é a mesma, com 65 kWh, o que permite autonomia de até 416 km para o hatch e 402 km para Bolt EUV. Em estações de recarga rápida (corrente contínua), os elétricos podem acumular entre 152 km e 160 km de autonomia com 30 minutos de recarga.

Fotos: Divulgação

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