Chevrolet Onix Plus Premier

Outro chamado envolve possível falha do LED da alavanca de câmbio automático

Após o recall por falha no módulo de gerenciamento do motor do Chevrolet Onix Plus, que provocou casos de incêndio e até mesmo interrompeu as entregas do modelo, tivemos acesso a um documento que revela duas novas campanhas de convocação de proprietários do sedã. São dois chamados distintos: um por risco de vazamento de combustível e outro por possível falha do LED da alavanca de câmbio automático – o termo recall não aparece oficialmente em nenhum deles.

Capanha Onix Plus conector combustível O boletim da primeira campanha, de código L192286460, foi emitido no dia 25 de novembro último. O documento informa que “alguns conectores Y da tubulação de combustível podem estar com o material fora do especificado”. Ainda de acordo com o comunicado, o reparo inclui a substituição de trecho da tubulação de alimentação de combustível – o tempo do serviço de troca não foi divulgado.

Entramos em contato com uma proprietária do Onix Plus que relata ter tido problema de vazamento de combustível neste domingo (15/12). Segundo a enfermeira Jéssica Damacena, de Pedra Preta (MT), ela estava com outras três pessoas no carro quando sentiu um cheiro forte de gasolina ao abrir o vidro e passar pela cancela de estacionamento de um shopping center em Cuiabá (MT). “Dirigi por cerca de 8 quilômetros e o cheiro não parou. Quando estacionamos o carro na rua, vimos o chão molhado de gasolina”, relata a proprietária. As imagens enviadas por Jéssica mostram o vazamento na região do tanque de combustível. Confira no vídeo:

De acordo com a proprietária, o serviço de assistência 24 horas da Chevrolet foi acionado e, em 50 minutos, um guincho foi enviado ao local. Ela e a família, que estavam em viagem a cerca de 250 km da área de residência, seguiram o trecho de táxi, custeado pela fabricante. “Hoje, segunda-feira, entraram em contato para dizer que o carro está sendo levado para uma concessionária em Rondonópolis. Ainda não fui informada sobre o que ocorreu de fato. Me ofereceram carro reserva, mas declinei”, afirma Jéssica.

Chevrolet Onix Plus vazamento de combustível

O modelo da enfermeira é um Onix Plus da versão topo de linha Premier, com 3.779 km rodados (na foto acima, sendo rebocado pelo guincho). “Comprei o carro mês passado e ele já foi entregue com o recall do módulo do motor realizado”, explica Damacena.

Falha no LED do câmbio

A outra campanha de serviço descrita no documento é por defeito no LED do trilho da alavanca de câmbio automático. “Em alguns casos, o LED de iluminação da alavanca pode ficar inoperante”, diz o comunicado, também emitido em 25 de novembro com o código L192285250. O reparo inclui a substituição do chicote com LED da alavanca.

Entramos em contato com a General Motors do Brasil para pedir esclarecimentos sobre as novas campanhas de serviço do Onix Plus e a quantidade de unidades envolvida, assim como confirmar se o Onix hatch está envolvido ou não. Em nota enviada à redação, a assessoria de Comunicação da fabricante limitou-se a dizer “que não se trata de um recall e, sim, de uma ação de melhoria contínua” e que “a ação visa o perfeito funcionamento do veículo e a plena satisfação do consumidor”.

Proprietários explicam como funciona o reparo

Proprietário de outro Onix Plus Premier, o engenheiro de controle e automação Gustavo Araujo realizou os dois reparos na tarde desta segunda-feira (16/12), em uma concessionária de São Bernardo do Campo. Segundo ele, o serviço durou cerca de 1,5 hora e não foi preciso esvaziar o tanque de combustível.

“Fiquei sabendo por meio do aplicativo Chevrolet na semana passada e agendei para hoje”, explica. Com 4.500 km rodados, o veículo do engenheiro não havia apresentado nenhum tipo de problema prévio. “Quando comprei, o carro foi entregue com o recall de atualização do módulo do motor já realizado. Estou gostando bastante do meu Onix Plus”, conta Araujo.

Morador de Bauru (SP), outro proprietário consultado pela reportagem já agendou o reparo na concessionária, mas aguarda a chegada da peça para a realização da troca da tubulação. “O mecânico que me atendeu explicou que o procedimento dura entre 2 e 3 horas, pois o tanque de combustível precisa ser removido para a substituição da mangueira”, explica o dono de outro Onix Plus Premier, que pediu anonimato.

O administrador de condomínios Paulo Barbosa é proprietário de um Onix Pluz LTZ e já levou o modelo para realizar o reparo preventivo, uma vez que o veículo não apresentou problemas desde a compra. Somente o chicote da alavanca foi trocado, pois, segundo Barbosa, o reservatório de combustível não pode estar cheio na hora da manutenção. “Fiz o serviço [de troca do chicote da alavanca de câmbio] na concessionária Vigoritto, em São Paulo, e levou cerca de 40 minutos. Não fiz a troca do tubo do combustível pois eles só realizam o reparo se o tanque estiver na reserva. Mas a peça estava lá e irei reagendar para breve”, conta.

Também dono da versão sedã do novo Onix, Edilson Damasceno de Oliveira realizou o procedimento em uma concessionária de São Paulo (SP). “A troca é rápida. Porém, tem que ser feita com o motor frio e tanque na reserva. Fui com tanque cheio e perdi muito combustível”, relata.

Atualizada às 18h21

 

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