O deputado federal Camilo Cola apresentou à Câmara um projeto de lei que revoga a proibição da comercialização de carros de passeio movidos a diesel no Brasil, conforme noticiou a Agência Câmara nesta sexta-feira (28). Cola sustenta seu projeto com base na obsolescência da proibição, que está em vigor desde os anos 1970.
A restrição foi instaurada no Brasil como forma de garantir subsídios ao transporte coletivo e de carga, que utilizam o diesel como combustível. Desta maneira, o governo poderia adotar políticas distintas para a gasolina e o diesel.
Todavia, o deputado ressalta que os atuais motores a diesel não são mais poluentes como antigamente. Pelo contrário, além emitirem menos gases, eles são mais econômicos que os movidos a gasolina. Cola ainda defende que “apenas com a demanda dos futuros milhões de motoristas, as montadoras investirão talentos e recursos em fazer o mesmo que foi feito com o etanol”, em relação ao biodiesel, caso a proposta venha a ser aceita pelo Plenário da Câmara.
Contudo, antes de chegar neste estágio de votação, o projeto de decreto legislativo (PDC 1413/2013) precisa ser aprovado pelas Comissões de Minas e Energia; Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Recentemente foi criada no Brasil a Aprove Diesel (Aliança Pró-Veículos Diesel), composta por algumas empresas ligadas ao setor automotivo, que trabalha para a liberação do diesel em carros de passeio.

