Carro com pneu furado, e agora? - Foto: divulgação/Dunlop

Carro com pneu furado, e agora? – Foto: divulgação/Dunlop

 

 

Um pneu furado pode gerar muitas dores de cabeça ao motorista, além de oferecer grandes riscos à segurança do veículo caso o furo aconteça com o veículo em velocidades altas. Geralmente, o vazamento ocasionado por um furo tende a ser gradual, ocorrendo na maioria dos casos de um dia para o outro. Porém, se a perda da pressão acontecer de forma repentina, o motorista pode ter dificuldades na condução.  

Confira a seguir dicas que a fabricante de pneus Dunlop indica para enfrentar situações como essa.  

 

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 O que fazer quando um pneu furar? 

A primeira ação a ser tomada durante a condução é diminuir a velocidade e manter o controle do veículo até encontrar um local seguro para parar. Na sequência, o motorista deve sinalizar com o triângulo o local para evitar acidentes e efetuar a troca do pneu furado pelo estepe.  

Após chegar ao local onde o pneu será reparado, a Dunlop aponta alguns aspectos presentes pela ABNT NBR NM-225 que precisam ser observados antes do conserto e que podem impedir o reparo, sendo necessário a substituição por novos pneus. 

1 – Profundidade de sulco de rodagem igual ou menor que 1,6 mm; 

2 – Danos causados por rodagem com pressão de ar insuficiente; 

3 – Degradação do pneu devido à ação de produtos químicos; 

4 – Danos no ombro, lateral ou talão;  

5 – Reparo anterior em desacordo com a norma; 

6 – Separação entre camadas de borracha e cintas na região da banda de rodagem.  

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