Caoa Chery iCar

Cinco novos modelos já estão em pré-venda e chegam às lojas até agosto, com destaque para o 100% elétrico iCar que chega primeiro em junho

 

A Caoa Chery revelou seus planos para a eletrificação da gama, o que inclui a chegada de cinco novos modelos às lojas brasileiras ainda em 2022. Desses, três adotam o sistema híbrido leve de 48V: Tiggo 5x Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid. Há ainda o Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in, com sistema híbrido plug-in como o próprio nome sugere, e o totalmente elétrico iCar. Este último será o primeiro a chegar às lojas, ainda em junho. Os demais chegarão entre julho e agosto.

Vamos detalhar cada um deles a seguir, incluindo preços, novos equipamentos, conjunto mecânico e previsão de lançamento. Todos já estão em pré-venda a partir de hoje (15) e a Caoa Chery anuncia que os preços divulgados são para o lançamento, ou seja, se aplicam aos modelos reservados nesta fase.

Além disso, as versões somente a combustão – ou seja, não eletrificadas – de Arrizo 6 Pro, Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 seguirão à venda. As cinco novidades se somarão a eles no catálogo da marca, ao menos por enquanto. O discurso da Caoa Chery é que a eletrificação está crescendo e tem um papel fundamental na redução de emissões, porém, os veículos a combustão ainda serão maioria até 2030, o que justifica manter as versões anteriores em linha.

Caoa Chery iCar

iCar – R$ 139.990

Lançamento: junho de 2022
Fabricação: China

O subcompacto 100% elétrico iCar chegará ainda em junho importado da China, onde é comercializado há cinco anos, para ser uma opção de veículo urbano para as grandes cidades. Atualmente o modelo está em sua quarta geração, somando mais de 200 mil unidades vendidas.

Oferecido em versão única, ele possui carroceria essencialmente composta por alumínio, segundo a fabricante, permitindo uma redução de cerca
de 20% a 30% no peso quando comparado às carrocerias tradicionais em aço. Para o mercado brasileiro, o iCar recebeu adaptações na suspensão, além de adaptações no motor. Ele traz freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas. Quanto ao motor elétrico ele entrega potência de 45 kW (equivalente a 61 cv) e torque máximo de 15,3 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,8 segundos.

Caoa Chery iCar

Ele conta com bateria de lítio de 30,8 kWh, com um total de 27 células, podendo ser carregada em 36 minutos em estações de carga rápida, em cinco horas utilizando carregamento portátil ou em 11 horas com cabo em tomada de três pinos. Sua autonomia é de 282 km (WLTP). O modelo já vem com cabo portátil de carregamento.

Caoa Chery iCar

Com duas portas e espaço para quatro ocupantes, suas medidas são 3.200 mm de comprimento, 1.670 mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.150 mm de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 100 litros, chegando a 380 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A lista de equipamentos inclui direção elétrica, ar-condicionado automático, central multimídia com tela de 10,25”, carregador sem fio, bancos dianteiros elétricos, volante multifuncional com regulagem de altura, acesso aos bancos traseiros por comando eletrônico, monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15″, kit de reparo de pneus, assistente de partida em rampa e de descida, controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold. São três opções de cores: verde, cinza e branco. A garantia é de oito anos para o sistema de propulsão elétrico e três anos para o veículo.

 

Tiggo 5x Pro Hybrid – R$ 169.990

Tiggo 7 Pro Hybrid – R$ 199.990

Lançamento: julho de 2022
Fabricação: Anápolis (GO)

Equipados com sistema híbrido leve de 48V, tanto o Tiggo 5x Pro Hybrid quanto o Tiggo 7 Pro Hybrid chegam às concessionárias da marca na segunda quinzena de julho. A Caoa Chery anuncia que serão produzidas e comercializadas as versões híbridas e a combustão dos dois modelos.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid

Ambos trazem motor 1.5 TCI turbo flex que passa a entregar 160 cv de potência com etanol e 157 cv com gasolina (um aumento de 10 cv). O torque máximo é de 25,5 kgfm com ambos os combustíveis, o que representa um ganho de 4,1 kgfm. Já a transmissão é automática do tipo CVT que simula nove marchas. Eles ganham a adição do sistema de 48V, com um motor gerador elétrico que substitui o alternador.

Ele atua na recuperação de energia em frenagens e a armazena em uma bateria para ser usada auxiliando no desempenho do motor a combustão. Com isso, segundo a Caoa Chery, foi possível uma economia de 13% no consumo de combustível do Tiggo 5x Pro e de 5,2% no Tiggo 7 Pro. Além disso, ambos receberam o sistema Start/Stop.

O Tiggo 5x Pro Hybrid traz como diferenciais volante de base achatada, sensor de chuva e carregador de celular sem fio, somando-se aos itens já ofertados na versão a combustão. Não houve alteração visual. Já o Tiggo 7 Pro Hybrid recebeu novas rodas de liga leve de 18″, trazendo os mesmos itens de série da configuração topo de linha com o motor 1.6 TGDI.

 

Arrizo 6 Pro Hybrid – R$ 159.990

Lançamento: agosto de 2022
Fabricação: China

Quanto ao sedã Arrizo 6 Pro Hybrid, ele será comercializado a partir de agosto em versão única, importada da China. Ele traz o mesmo conjunto mecânico dos modelos acima, com o motor 1.5 turbo flex de até 160 cv e o sistema 48V, entregando economia de 13% no consumo de combustível.

Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid

Na versão híbrida, o modelo ganha nova grade frontal, lanternas traseiras com pisca dinâmico, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com desembaçador, volante com ajuste de altura e profundidade, carregador de celular wireless, comando de voz e luz de cortesia traseira, além do sistema Start/Stop. Esses itens se somam aos que já eram ofertados no Arrizo 6 Pro.

 

Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – R$ 269.990

Lançamento: agosto de 2022

Por fim, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid também será comercializada junto com a versão a combustão, chegando às lojas em agosto. O SUV de sete lugares PHEV traz visual atualizado, com nova grade frontal com detalhes cromados, novos para-choques dianteiros e traseiros, novos faróis em LED e faróis de neblina, indicadores de direção dinâmicos e rodas exclusivas.

No interior, as novidades são a grande tela de 24,6″ que integra o painel de instrumentos e a central multimídia, controle do ar-condicionado por meio de uma tela colorida de 8″ sensível ao toque, banco do motorista agora também com ajuste lombar e memória e novo sistema de som premium Sony.

Ele possui dois motores elétricos de 75 cv e 95 cv de potência e 17,3 kgfm e 16,8 kgfm de torque máximo, respectivamente, que atuam junto com o motor 1.5 Turbo a gasolina de 147 cv e 22,5 kgfm. Assim, entregam 317 cv de potência combinada e 56,6 kgfm de torque. O modelo também estreia no Brasil a transmissão batizada pela marca de DHT (Dedicated Hybrid Transmission). Segundo a Caoa Chery, trata-se de uma transmissão dedicada a modelos híbridos. Com isso, sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,7 segundos.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

Os motores elétricos podem atuar juntos ou com apenas um deles em funcionamento, conforme a demanda. O consumo médio combinado é de 42,7 km/l, podendo rodar cerca de 77,6 km de forma 100% elétrica. Há dois modos de condução: Normal e  Sport.

A bateria de íon de lítio tem 96 células e capacidade total de 15kWh. Existem quatro níveis de regeneração de energia, sendo um automático e três configuráveis, permitindo que o freio-motor atue de forma mais suave ou mais agressiva conforme o desejo do condutor. O SUV vem com carregador portátil, com carregamento em três horas nos carregadores de parede ou em seis horas em tomadas comuns de 220V.

O Tiggo 8 Pro PHEV recebeu também o sistema ADAS de assistentes de condução, incluindo como novidade em relação à versão a combustão: Adaptive Cruise Control (ACC), frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal e traseira, assistente de congestionamentos, assistente de mudança e manutenção de faixa, farol alto automático e sistema adaptativo de luzes dianteiras.

O modelo será comercializado nas cores branco e preto metálico, com garantia de oito anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e
motores elétricos), cinco anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e três anos para o veículo.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

 

Fotos: Divulgação/Caoa Chery

Share This