Volkswagen VW e-Delivery caminhão elétrico

Fabricado em Resende (RJ), VW e-Delivery tem autonomia de até 200 quilômetros

 

 

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início à produção do e-Delivery, primeiro caminhão 100% elétrico a ser fabricado em série no Brasil. O utilitário é feito na linha de montagem de Resende (RJ), junto a outros modelos com motores a combustão.

A família Delivery é a de menor porte entre os caminhões da Volkswagen. A fabricante trabalha no desenvolvimento do modelo há cinco anos – em 2018, nós pudemos acelerar com exclusividade um dos protótipos do VW e-Delivery. Ao todo, o projeto de desenvolvimento e produção do caminhão elétrico no Brasil contou com investimento de R$ 150 milhões.

O caminhão Volkswagen e-Delivery traz motor central elétrico de 109 cv de potência e torque máximo de 50,3 kgfm. O câmbio é automático de 6 marchas. As baterias de íon-lítio ficam nas laterais do caminhão e podem entregar entre 50 e 200 quilômetros de autonomia com uma carga, de acordo com a aplicação do veículo. Além da recarga em tomadas, o caminhão possui sistema de freios regenerativos, que podem recuperar até 43% da carga das baterias.

O e-Delivery compartilha com o modelo a combustão itens como eixos, suspensão, chassi, rodas e pneus. As mudanças no visual estão nas luzes diurnas em tom azul e nos extensores laterais na carroceria (que têm o objetivo de melhorar a aerodinâmica e abrigar as baterias).

Na fábrica, o caminhão elétrico é montado sem o tradicional conjunto de motor/câmbio da família Delivery e segue para uma área chamada de e-Shop, onde recebe o motor, baterias e demais componentes elétricos. Lá, o modelo é energizado pela primeira vez para ter a partida inicial do motor.

O primeiro VW e-Delivery produzido em série, de 11 toneladas e tração 4×2, vai compor a frota da própria fabricante. O foco do caminhão elétrico será na composição de frotas de clientes da marca, como a distribuidora Ambev, que planeja ter 1.600 caminhões elétricos da VWCO até 2023. O preço do e-Delivery não foi revelado.

Fotos: Divulgação

Share This