País será o centro dos estudos para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em etanol e outros biocombustíveis em nível global
Seguindo os planos de se tornar neutro em carbono em todo o mundo até 2050, o Grupo Volkswagen anuncia a criação de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil destinado ao estudo de soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes.
De acordo com a empresa, esse centro será totalmente independente para atuar no desenvolvimento de tais tecnologias em nível global.
LEIA MAIS: Caminhão elétrico VW e-Delivery começa a ser produzido no Brasil
“Sediar aqui no Brasil o novo Centro de P&D para etanol e outros biocombustíveis nos coloca em evidência no mundo Volkswagen. Poder liderar, desenvolver e exportar soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa dos biocombustíveis se caracteriza como uma estratégia complementar às motorizações elétrica, híbrida e à combustão a mercados emergentes é um reconhecimento enorme para a operação na América Latina. Vamos atuar em parceria com Governo, universidades e a agroindústria para que possamos trabalhar com o que há de melhor para o futuro da mobilidade”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
O objetivo do Grupo VW é eliminar gradualmente a produção de veículos a combustão na Europa entre 2033 e 2035, chegando aos mercados dos EUA e China um pouco mais tarde. Já no caso dos mercados emergentes, como é a situação do Brasil, a previsão é demorar ainda mais para atingir essa meta e se tornarem completamente elétricos.
A fabricante destaca ainda que os biocombustíveis podem suprir 72% da demanda brasileira de combustível até 2030 apenas pela otimização das pastagens degradadas atualmente, conforme apontou um estudo publicado pelo World Wildlife Fund (WWF) Brasil. Por isso, já há várias empresas investindo em pesquisas, especialmente envolvendo o etanol.
LEIA MAIS: VW acelera eletrificação e confirma novos Golf e Tiguan
Foto: Divulgação