SUV elétrico BMW iX3

Com produção na China, SUV iX3 irá competir com Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC

 

A BMW apresenta oficialmente o iX3, versão 100% elétrica do X3 criada pra competir diretamente com Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC. Com as primeiras unidades já sendo produzidas na fábrica de Shenyang, na China, o iX3 chegará às concessionárias daquele país até o fim do ano. No Brasil, o modelo deverá ser lançado entre o fim de 2021 e 2022.

O iX3 traz uma nova geração de motores elétricos da BMW – o conjunto será aplicado, em 2021, aos modelos iNext e i4. Segundo a empresa, o motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência estão todos acomodados juntos. A potência máxima é de 286 cv e o torque, de 40,8 kgfm.

SUV elétrico BMW iX3

Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima limitada a 180 km/h. As baterias possuem 80 kWh de capacidade, dos quais 74 kWh são utilizados. Com uma carga completa, a autonomia é de 459 459 quilômetros no ciclo WLTP e de até 520 quilômetros no ciclo de teste NEDC.

Em estações de recarga rápida de 150 kW, a bateria pode atingir 80% de carga em apenas 34 minutos. Para 100 km de autonomia, bastam 10 minutos em torre de carregamento rápido.

SUV elétrico BMW iX3

Pelo quadro de instrumentos e central multimídia, o próprio carro sugere a melhor rota e calcula os pontos de parada para recarga em uma viagem com distância superior à autonomia.

As baterias possuem formato “slim”, mais fino que as utilizadas pela BMW até então. Segundo a empresa, por estarem posicionadas no assoalho, o centro de gravidade do iX3 é até 7,5 centímetros mais baixo que o do X3 com motor a combustão, o que contribui para melhor dirigibilidade.

SUV elétrico BMW iX3

Versões e equipamentos

O BMW iX3 estará disponível em duas versões: Inspiring e Impressive. A primeira traz, de série, rodas aerodinâmicas de 19 polegadas, faróis em LED,  teto solar panorâmico de vidro, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistente de manutenção de faixa com correção ativa da direção, indicador de pressão dos pneus e sensores de estacionamento na dianteira e traseira.

Há ainda volante esportivo, iluminação ambiente em LED, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos, integração com smartphones (Apple CarPlay e Android Auto) e carregador de celulares sem fio.

O acabamento “Impressive” acrescenta rodas de liga leve de 20 polegadas, faróis adaptativos em LED, revestimento em couro Vernasca, bancos dianteiros esportivos, projeção de informações no para-brisa (head-up display), assistente de estacionamento automático e som Harman Kardon.

Fotos: Divulgação

Share This