Fotos: Divulgação

Dos modelos clássicos à polêmica nova grade do M4, BMW lista as suas 13 grades frontais mais emblemáticas

 

A BMW listou as suas grades frontais mais icônicas em toda a história da marca. Responsáveis pelo estilo do carro, elas representam a personalidade do modelo: discreto, agressivo, sofisticado etc. Mas além da beleza, essa peça tem um papel fundamental na refrigeração do motor.

Da grade do BMW 303, de 1933, à polêmica grade dos novos M3 e M4, confira a lista a lista preparada pela fabricante com as suas 13 grades mais emblemáticas.

BMW 303 (1933)

Primeiro carro com motor de seis cilindros e o primeiro da marca a ter a famosa grade, o 303 que virou uma marca registrada da BMW. Essa grade, curiosamente, lembra o formato de dois rins, além de trazer detalhes em azul que remetem ao emblema do logo da BMW.

BMW 303

BMW 503 (1956)

O cupê esportivo de quatro lugares utiliza uma grade dupla totalmente cromada, que se encaixa perfeitamente no painel frontal. Segundo a BMW, esse formato menor foi possível graças à grade do radiador que tinha ventilação lateral dupla. O formato foi utilizado também nos modelos BMW 3200 CS (1962) e BMW 2000 CS (1965).

BMW 503

BMW 507 (1956)

A grade dupla do 507 foi uma grande novidade para a época. Este foi o primeiro BMW a apresentar duas grandes entradas de ar posicionadas horizontalmente, o que ajuda a circular ar fresco para o radiador do motor V8 sob o capô plano. Além disso, foi o primeiro modelo da BMW a apresentar uma frente em ângulo dinâmico, também conhecida como “Sharknose”, que visualmente estende o capô – essa característica também esteve presente nos veículos das séries 3, 5 e 7 até a década de 1990.

BMW 507

BMW 1500 (1961)

As grades do modelo BMW 1500 (e seus modelos irmãos 1600, 1800 e 2000) se inspiraram no 503: traziam design mais estreito e arranjo de grades de ar primárias e secundárias criando o desenho visto nos modelos centrais da marca até a década de 1980.

BMW 1500

BMW M1 (1978)

O esportivo BMW M1 exibia uma das menores grades já vistas em um BMW, sendo repetido apenas em 1988, no BMW Z1, e em 1989, no BMW Série 8. A grade parece ser lançada na extensão da cúpula de força, separadas das estreitas entradas de ar secundárias por superfícies da carroceria e ladeadas por faróis pop-up.

BMW M1

BMW Série 3 (1990)

Em sua terceira geração, o BMW Série 3 trazia uma grade plana e horizontal, mas não muito larga. Agora, as duas metades do conjunto da grade do radiador foram separadas mais uma vez e os dois rins foram adaptados para o formato retangular, com cantos ligeiramente arredondados e separados das faixas do farol por outras grades, apenas por superfícies na cor da carroceria. Ela influenciou outros modelos da década de 1990 em diante, como BMW Série 7 (1994) e BMW Série 5 (1995).

BMW Série 3

BMW Série 3 (2011)

Chegava uma nova proposta: as grades de rim separadas e relativamente largas do Série 3 encontraram as superfícies dos faróis pela primeira vez e não foram separadas das unidades de luz por grades laterais ou da cor da carroceria. O mesmo design pode ser encontrado no Série 7 de 2015 e na geração atual do Série 5.

BMW Série 3

BMW i3 (2013)

O modelo elétrico pode dar uma nova função à grade, agora com o desenho de rim plano, fechado e com realces em azul para destacar a tecnologia presente no i3. Esse mesmo estilo pode ser visto no BMW i8, além de servir de inspiração para todos os modelos elétricos da marca.

BMW i3

BMW Série 8 e BMW Z4 (2018)

Nesses modelos a grade dupla de rim ganhou um contorno novo e relativamente angular, formando o desenho de pentágonos muito largos. Aqui, pequenas barras na cor da carroceria conectam as grades na lateral dos faróis. A esportividade é enfatizada pelo fato de que as grades “abrem para baixo”, servindo ainda como entradas de ar secundárias com controle de flap de ar ativo que abre quando necessário e fecha para reduzir a resistência do ar.

BMW Série 8

BMW Série 3 Sedan (2018)

Com estrutura pentagonal, essa grade adota extensão mais alta do que a borda superior dos faróis e acima do capô. Outro destaque são as bordas superiores dos faróis conectadas entre si pela borda da grade em forma de rim no mesmo alinhamento.

BMW Série 3 Sedan

BMW X7 e BMW Série 7 (2019)

Essa grade dupla apresentou uma aparência muito semelhante à do Série 3, incluindo a curva horizontal para a borda superior. Seu diferencial é que as grades são mais marcantes e imponentes e, portanto, com mais presença e impacto.

BMW X7

BMW Série 4 Coupé (2020)

No Série 4 Coupé, a grade é caracterizada pelo design individual em grades grandes, verticais e inclinadas para a frente.

BMW Série 4 Coupé

BMW Vision iNEXT (2018) e BMW Vision M NEXT (2019)

Nesses conceitos a BMW mostra como pode ser a grade no futuro. No Vision iNEXT elétrico, a grade dupla em forma de rim é uma evolução da grade do i3, tentando quebrar a barra central já conhecida. Já no esportivo híbrido Vision M NEXT, a grade é envolvida em vidro em um estilo sem barras, além de adicionar iluminação que aumenta o efeito tridimensional.

BMW Vision iNEXT e Vision M NEXT

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